sicnot

Perfil

País

Em Braga cumpre-se a tradição de comer bananas com moscatel de Setúbal

Em Braga cumpre-se a tradição de comer bananas com moscatel de Setúbal

Em Braga, manda a tradição que se comam bananas servidas com moscatel de Setúbal. A história remonta à década de 70 do século passado, quando o dono da Casa das Bananas resolveu montar um balcão, em plena rua do Souto, para dar a provar o famoso Moscatel. Para que a bebida não caísse na fraqueza - como se costuma dizer - os fregueses serviram-se do que havia mais à mão: as bananas de Manuel Rio, reputado comerciante de Braga que, entretanto, deixou o negócio ao filho. A moda pegou, e hoje, milhares de pessoas acorrem ao bananeiro da Rua do Souto para cumprir o ritual das tardes de 24 de dezembro.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.