sicnot

Perfil

País

Greve nos STCP com adesão de cerca de 20%, diz sindicato

Greve nos STCP com adesão de cerca de 20%, diz sindicato

Os trabalhadores dos Transportes Coletivos do Porto também estão em greve, a última deste ano. Contestam a redução em 50% da remuneração das horas em dias feriados.

A greve dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) registou no período da manhã de hoje uma adesão de cerca de 20 por cento, disse à Lusa um dirigente do Sindicato Nacional dos Motoristas.

Segundo Jorge Costa, a greve, de 24 horas, visa protestar contra a redução em 50% das horas trabalhadas em dia feriado.

Esta é a última paralisação do ano em dia feriado, depois de já em 2013 e 2014 os trabalhadores da rodoviária terem entregado um pré-aviso de greve para todos os feriados do ano.

O dirigente sindical disse à Lusa que foi já entregue um novo pré-aviso de greve para o feriado de 01 de janeiro de 2016, estando ainda a ser decidido o prolongamento do protesto a todos os feriados do próximo ano.

Segundo Jorge Costa, na STCP não foi reposto o pagamento a 100% pelo trabalho prestado em dias de feriado.

A remuneração relativa às horas extraordinárias sofreu alterações nos últimos anos, devido a medidas implementadas pelo Governo liderado pelo social-democrata Pedro Passos Coelho.

Em 2012, através de uma alteração ao Código do Trabalho, o valor pago pelo trabalho suplementar foi reduzido para metade, contudo, desde 01 de janeiro deste ano, cumprindo a decisão do Tribunal Constitucional, o anterior governo deixou cair essa medida, sendo que os trabalhadores abrangidos por contratos coletivos de trabalho devem receber o pagamento a 100%.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da STCP garantiu que a empresa "cumpre escrupulosamente a lei".

Lusa

  • Despenalização da eutanásia votada na terça-feira no Parlamento
    2:04
  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28

    Economia

    Com o crescimento do turismo, que continua a bater recordes, as companhias aéreas querem profissionais para reforçar as rotas com maior procura e oferecer novos destinos. Só a TAP prevê contratar mais 700 pessoas este ano para várias funções, incluindo 300 tripulantes de cabina e 170 pilotos.

  • Trump remarca encontro com Kim Jong-un no Twitter
    2:33

    Mundo

    A Coreia do Sul e a Coreia do Norte reuniram-se pela segunda vez em menos de um mês. Os Presidentes dos dois países dizem que estão a cooperar para que a cimeira entre Washington e Pyongyang, em Singapura, seja um sucesso. Donald Trump regressou ao Twitter para remarcar a cimeira a 12 de junho.