sicnot

Perfil

País

Operadores do Porto de Lisboa deixam reunião com Governo sem comentários

Os operadores do Porto de Lisboa reuniram-se esta segunda-feira com a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, recusando-se a fazer declarações após o encontro promovido pela governante para mediar o conflito laboral com o Sindicato dos Estivadores.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

ANTONIO COTRIM / Lusa

Durante cerca de hora e meia, três representantes dos operadores do Porto de Lisboa estiveram reunidos no Ministério do Mar com a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e com a presidente da Administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, convocada pela governante com o objetivo de mediar o conflito laboral que já levou à suspensão da escala de dois grandes armadores.

Em seguida, Ana Paula Vitorino reúne-se com o Sindicato dos Estivadores, que iniciou um período de greve a 14 de novembro, que se estenderá pelo menos até 20 de janeiro.

Na terça-feira, Ana Paula Vitorino anunciou no parlamento que iria promover reuniões com os operadores e com o Sindicato dos Estivadores, em separado, para tentar "promover a paz social" no Porto de Lisboa.

Em audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas sobre a 'fuga' de armadores do Porto de Lisboa, na sequência da suspensão da operação da Maersk, Ana Paula Vitorino considerou que a saída do grupo dinamarquês foi o "corolário de um processo mal conduzido durante três anos".

A ministra do Mar defendeu que "não é normal que a administração do Porto de Lisboa e o Governo se demitam de tentar promover a paz social".

"A estratégia que vamos seguir é de promover o diálogo entre as partes", declarou a governante, quando questionada sobre o que o Governo fará para ultrapassar o conflito laboral no Porto de Lisboa, que se traduz numa ameaça de greve dos estivadores que impede os operadores de contratarem novos trabalhadores portuários.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.