sicnot

Perfil

País

Refugiado e terrorismo lideram votação para Palavra do Ano 2015

Os vocábulos "refugiado" e "terrorismo" lideram a votação para a Palavra do Ano 2015, "seguidos de perto por 'acolhimento' e 'esquerda'", anunciou hoje o grupo Porto Editora.

A Palavra do Ano 2015, que será conhecida no próximo dia 04 de janeiro, pelas 11:00, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, nos arredores de Lisboa.

Desde o início do mês, quando abriu a votação online em www.palavradoano.pt, "cerca de 12.000 portugueses já participaram" na escolha da "Palavra do Ano", segundo um comunicado da Porto Editora enviado à agência Lusa.

A meio da tabela, no 5.º posto, está a palavra "drone", seguida por "plafonamento" e "bastão de selfie". Os vocábulos "festivaleiro", "privatização" e "superalimento" ocupam os últimos lugares da votação, segundo a mesma fonte.

A votação termina no próximo dia 31.

A eleição da Palavra do Ano é uma iniciativa da Porto Editora, que se iniciou em 2009, tendo vencido a primeira edição a palavra "esmiuçar".

Em 2010 venceu "vuvuzela" e, em 2011, "austeridade". Em 2012, a palavra escolhida foi "entroikado" e, em 2013, "bombeiro".

No ano passado, a palavra eleita foi "corrupção".

Lusa

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31