Tribunal Constitucional admite as dez candidaturas apresentadas
29.12.2015 18h33
O Tribunal Constitucional (TC) decidiu hoje admitir as dez candidaturas às eleições presidenciais que tinham sido formalizadas com a entrega de pelo menos 7500 assinaturas até 24 de dezembro, o que constitui um número recorde.

Esta informação foi avançada por fontes de várias candidaturas já notificadas através de um documento do Tribunal Constitucional a que a agência Lusa teve acesso.
Os dez candidatos às eleições presidenciais de 24 de janeiro de 2016 são: Henrique Neto, António Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira, Edgar Silva (apoiado pelo PCP), Jorge Sequeira, Vitorino Silva (Tino de Rans), Marisa Matias (apoiada pelo BE), Maria de Belém Roseira, Marcelo Rebelo de Sousa (com recomendações de voto de PSD e CDS-PP) e Paulo de Morais.
Esta será a ordem das candidaturas no boletim de voto, determinada por sorteio realizado na segunda-feira pelo Tribunal Constitucional.
Cerca das 18:30 de hoje, o Tribunal Constitucional divulgou também na sua página oficial na internet a decisão relativa à admissão das candidaturas, que consta do acórdão n.º 700/2015 e podia ser tomada até 04 de janeiro de 2016.
"Nos termos do artigo 93.º da Lei de Organização, Funcionamento e Processo no Tribunal Constitucional, a 3.ª Secção do Tribunal, designada por sorteio para o efeito, reuniu no dia 29 de dezembro para proceder à verificação da regularidade dos processos, da autenticidade dos documentos e da elegibilidade dos candidatos, tendo decidido admitir todas as candidaturas apresentadas", lê-se na nota divulgada.
Até agora, tinha havido, no máximo, seis candidaturas a eleições presidenciais, em 1980, em 2006 e 2011.
Se nenhum dos candidatos a Presidente da República obtiver mais de 50% dos votos, haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro.
Há cinco anos, apresentaram o processo no Tribunal Constitucional nove candidatos às presidenciais de 2011, porém, após uma verificação de candidaturas, apenas foram admitidos seis.
Lusa
Relacionados
- 1:38
Ordem dos candidatos a Belém nos boletins de voto definida em sorteio
Henrique Neto vai ser o primeiro nome a aparecer nos boletins de voto das eleições presidenciais de 24 de janeiro. A ordem dos candidatos ficou definida hoje em sorteio realizado pelo Tribunal Constitucional.
-
Edgar Silva e Sampaio da Nóvoa com mais despesas previstas
Os candidatos presidenciais Edgar Silva e Sampaio da Nóvoa são os que preveem mais gastos nas respetivas campanhas entre os 10 cidadãos que entregaram as assinaturas necessárias no Tribunal Constitucional (TC).
- 0:26
Edgar Silva acusa Marcelo de estar em campanha há muitos anos
Edgar Silva respondeu esta terça-feira às críticas de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o dinheiro gasto nas campanhas eleitorais. O candidato às eleições presidenciais pelo PCP acusa Marcelo de estar a fazer uma campanha mediatizada há já muito anos.
- 2:08
Candidatos a Belém acusam Marcelo de estar de braço dado com cortes na Saúde
A menos de um mês para as presidenciais, os candidatos criticaram os cortes na Saúde. Para além disso, acusaram Marcelo Rebelo de Sousa de estar de braço dado com a austeridade cega no setor.
- 1:03
Tribunal Constitucional sorteia ordem a atribuir às candidaturas nos boletins de voto
Esta segunda-feira o Tribunal Constitucional vai sortear a ordem em que aparecem os nomes dos candidatos nos boletins de voto para as presidenciais de 24 de janeiro. Questionados pela SIC, os candidatos dizem que a ordem é indiferente, importante é mesmo serem os primeiros na preferência dos portugueses.
Na Homepage
- 0:57
"Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.
24.04.2018 às 12h22
-
-
Portugal mantém 3.ª maior dívida pública europeia no 4.º trimestre de 2017
24.04.2018 às 10h32
-
Autoridades afastam hipótese de terrorismo no atropelamento em Toronto
Dez pessoas morreram e 15 pessoas ficaram feridas num atropelamento que ocorreu na segunda-feira, no centro de Toronto, no Canadá. O condutor da carrinha, uma furgoneta branca, que se encontrava em fuga, já foi detido. Trata-se de um jovem de 25 anos oriundo do norte de Toronto. As autoridades classificam o atropelamento como um "ato deliberado". A hipótese de terrorismo já foi afastada pelas autoridades. O suspeito teria problemas mentais.
24.04.2018 às 12h37
-
Antigo Presidente norte-americano George H. W. Bush hospitalizado
O ex-Presidente norte-americano George H. W. Bush, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, Barbara, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue", anunciou hoje o seu porta-voz.
24.04.2018 às 8h31
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 0:56