sicnot

Perfil

País

IPMA coloca 10 distritos do continente sob aviso laranja devido agitação marítima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos laranja para dez distritos de Portugal continental, na sexta-feira e sábado, devido a agitação marítima.

ANTÓNIO ARAÚJO

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera estão sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

Em comunicado, o IPMA precisa que os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 15:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 10 a 12 metros.

Já os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Coimbra vão estar sob aviso laranja entre as 09:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de vento forte e períodos de chuva por vezes forte.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

Lusa

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52