sicnot

Perfil

País

Buscas por homem desaparecido na Nazaré suspensas

As buscas pelo homem alegadamente desaparecido na praia da Nazaré foram suspensas devido à falta de visibilidade e agitação marítima, informou o capitão do Porto da Nazaré à agência Lusa.

CARLOS BARROSO/LUSA

As buscas "por meios aéreos e navais ficam suspensas", continuando as patrulhas da Polícia Marítima da Nazaré "a bater a costa" à procura do corpo, disse o capitão do Porto da Nazaré, Gomes Agostinho.

"Não há visibilidade" e a agitação marítima está a criar "grandes adversidades" nas buscas pelo jovem de cerca de 20 anos que foi dado como desaparecido por populares por volta das 00:40, na praia da Nazaré, distrito de Leiria, afirmou.

Já tinham sido retiradas duas embarcações da Polícia Marítima e da Estação de Salva Vidas às 12:45 e o helicóptero da Força Aérea "não vai regressar para as buscas noturnas", devido à forte agitação marítima, acrescentou.

A corveta da Marinha vai ficar na área, referiu.

Até às 17:30, a capitania do Porto da Nazaré não tinha recebido qualquer "participação de um desaparecimento".

Segundo Gomes Agostinho, as três testemunhas, "bastante lúcidas, afirmaram que viram uma pessoa a entrar na água e que foi levada pelo mar".

"Vamos ver o que as próximas horas nos trazem de informação. Há demasiadas variáveis em jogo", sublinhou Gomes Agostinho, considerando que, face à agitação marítima, "seria expectável que o corpo desse à costa", mas que "há vários cenários" que podem impedir que tal aconteça.

Entretanto, "a área de possibilidade de descoberta do corpo vai crescendo a cada hora", estendendo-se já até sul de São Martinho do Porto, concelho de Alcobaça.

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, durante a noite de passagem de ano havia um dispositivo preparado com bombeiros, nadadores salvadores e Polícia Marítima para evitar que indivíduos entrassem no mar, numa noite de "forte agitação marítima".

"As pessoas cumprem no momento, mas depois voltam a entrar para o mar", notou.

O indivíduo poderia estar alcoolizado, segundo o relato das testemunhas à Capitania do Porto da Nazaré.

Com Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.