sicnot

Perfil

País

Cavaco dirige hoje última mensagem de Ano Novo

A pouco mais de dois meses de abandonar a chefia do Estado, Cavaco Silva dirige esta sexta-feira pela última vez a tradicional mensagem de Ano Novo aos portugueses, sete semanas depois de ter dado posse ao Governo de António Costa.

Será a 9 de março que o Presidente da República termina o segundo mandato em Belém, passando a 'pasta' ao seu sucessor que será eleito nas eleições de 24 de janeiro.

Será a 9 de março que o Presidente da República termina o segundo mandato em Belém, passando a 'pasta' ao seu sucessor que será eleito nas eleições de 24 de janeiro.

Lusa

Será a 9 de março que o Presidente da República termina o segundo mandato em Belém, passando a 'pasta' ao seu sucessor que será eleito nas eleições de 24 de janeiro.

O discurso de Ano Novo, transmitido pela hora de jantar, é normalmente aproveitado pelo chefe de Estado para falar sobre o futuro, à semelhança do que aconteceu o ano passado, quando apontou 2015 como "um ano de escolhas decisivas".

Centrando a mensagem nas eleições legislativas que acabariam por se realizar a 04 de outubro, Cavaco Silva recomendou aos partidos cuidado nas promessas eleitorais que iriam apresentar, sublinhando que os problemas do país não se resolvem "num clima de facilidade".

Sem prever o que se passaria a seguir às eleições - com a queda do Governo de coligação PSD/CDS-PP apenas um mês após a tomada de posse, na sequência do chumbo do programa do executivo, e a posterior formação de um Governo socialista com o apoio parlamentar do BE, do PCP e do PEV - Cavaco Silva interpelou ainda os portugueses e os políticos a preparem o período pós-eleições.

Pois, disse, não é só no dia a seguir às eleições que se constroem "soluções governativas estáveis, sólidas e consistentes, capazes de assegurar o crescimento económico e dar esperança aos portugueses".

Em 2014, seis meses depois da crise política que abalou o Governo liderado por Pedro Passos Coelho, o Presidente da República retomou na mensagem de Ano Novo o apelo aos partidos para um "compromisso de salvação nacional".

No ano anterior, a 01 de janeiro de 2013, o discurso de Ano Novo foi aproveitado para um anúncio, com Cavaco Silva a revelar que iria requerer ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do Orçamento, argumentando que havia "fundadas dúvidas sobre a justiça na repartição dos sacrifícios".

Quase em jeito de antecipação do que aconteceu no verão desse ano, Cavaco Silva advertir que Portugal não estava "em condições de juntar uma grave crise política à crise" em que o país estava mergulhado e defendeu a necessidade de "urgentemente pôr cobro" à "espiral recessiva" e concentrar esforços no crescimento económico.

Na primeira mensagem de Ano Novo do seu segundo mandato em Belém, e quando se completavam quase seis meses do Governo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho, o chefe de Estado vincou a importância de uma agenda para o crescimento e emprego, considerando que sem isso a situação social se poderia tornar "insustentável".

Lusa

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.