sicnot

Perfil

País

Quatro distritos sob aviso laranja devido a previsão de chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga devido à previsão de chuva forte e persistente.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, vai vigorar entre as 12:00 e as 18:00 de hoje, adianta o IPMA em comunicado.

Em declarações à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA, adiantou que "o território do continente está sob aviso de precipitação, aviso de rajada e aviso de agitação marítima", que irá iniciar-se na segunda-feira.

Relativamente aos avisos laranjas para hoje, Ângela Lourenço explicou que se devem à previsão de "precipitação forte e persistente", em particular nas regiões norte e centro, "onde a situação será mais gravosa".

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Ângela Lourenço adiantou que a agitação marítima far-se-á sentir essencialmente na segunda-feira, com ondas que poderão atingir os 5 e os 5,5 metros durante o final da manhã e o início da tarde.

Esta situação atingirá a costa ocidental a norte do Cabo Raso, nomeadamente os distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Lisboa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje nas regiões norte e centro céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva, que será persistente e por vezes forte a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial no litoral norte do Cabo Mondego a partir do início manhã.

O vento soprará moderado (15 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h), com rajadas até 75 km/h, no litoral a norte do Cabo Mondego, e forte (40 a 50 km/h) com rajadas até 95 km/h, nas terras altas.

Para a região sul, o IPMA prevê céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva, em geral fraca, em especial a partir da tarde.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado (25 a 35 km/h) no litoral oeste e forte (35 a 45 km/h) nas terras altas, em especial a partir da tarde.

Relativamente ao estado do mar, o IPMA prevê para a costa ocidental ondas de oeste-noroeste com 3 a 4 metros e, para a costa sul, ondas de sudoeste com 1 a 2 metros.

As temperaturas máximas previstas são de 18 graus centígrados em Lisboa, 17 no Porto e 19 em Faro.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.