sicnot

Perfil

País

Buscas por desaparecido na Nazaré podem prolongar-se até sexta-feira

As buscas em terra para encontrar o homem desaparecido na praia da Nazaré, na noite da Passagem do Ano, foram suspensas perto das 18:00 devido à falta de visibilidade, divulgou a Capitania do Porto local.

CARLOS BARROSO

"Mantivemos todos os meios até ao limite do possível, [com] os bombeiros com as moto quatro, não cabinadas, num grande esforço devido às condições adversas, a desmobilizarem cerca das 17:50 e a Polícia Marítima, nas pick-ups, a patrulharem até às 18:00, mas todos os esforço foram infrutíferos", disse à agência Lusa o capitão do Porto da Nazaré, Gomes Agostinho.

As buscas, retomadas às 08:00 de hoje, envolveram elementos da Polícia Marítima e efetivos das capitanias da Nazaré, Figueira da Foz e Peniche, apoiados por viaturas todo o terreno, e bombeiros das corporações da Nazaré e de S. Martinho do Porto.

Na terça-feira será mantido "o mesmo dispositivo" e, segundo Gomes Agostinho, "as buscas irão manter-se até sexta-feira", se até lá não for avistado o corpo, que "pode estar preso em redes e demorar ainda algum tempo a vir à superfície".

Se depois desta data continuarem a não ser avistados vestígios do jovem desaparecido na noite da Passagem do Ano, "passaremos a fazer as patrulhas normais porque terão passado mais de oito dias".

As buscas, por mar e por terra, iniciaram-se no primeiro dia do ano, depois de, pouco tempo após a Passagem do Ano, ter sido dado o alerta, por populares, sobre o desaparecimento de um jovem, alegadamente levado pelo mar, durante os festejos, na Nazaré.

Setenta e duas horas depois as buscas passaram a ser feitas apenas em terra por viaturas todo-o-terreno e outras que percorreram a orla costeira entre Peniche e a Figueira da Foz, nos distritos de Leiria e de Coimbra, mas não avistaram sinais do desaparecido, como sapatos ou peças de roupa.

Na sexta-feira, a Capitania do Porto da Nazaré recebeu uma participação do desaparecimento de um jovem polaco, de 24 anos.

No sábado, em comunicado, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) confirmou o desaparecimento do jovem, aluno da instituição, que frequentava o mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente ao abrigo do programa europeu Erasmus.

Lusa

  • Grupo armado mata 26 cristãos no Egipto
    1:03
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC

  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.