sicnot

Perfil

País

Buscas por desaparecido na Nazaré podem prolongar-se até sexta-feira

As buscas em terra para encontrar o homem desaparecido na praia da Nazaré, na noite da Passagem do Ano, foram suspensas perto das 18:00 devido à falta de visibilidade, divulgou a Capitania do Porto local.

CARLOS BARROSO

"Mantivemos todos os meios até ao limite do possível, [com] os bombeiros com as moto quatro, não cabinadas, num grande esforço devido às condições adversas, a desmobilizarem cerca das 17:50 e a Polícia Marítima, nas pick-ups, a patrulharem até às 18:00, mas todos os esforço foram infrutíferos", disse à agência Lusa o capitão do Porto da Nazaré, Gomes Agostinho.

As buscas, retomadas às 08:00 de hoje, envolveram elementos da Polícia Marítima e efetivos das capitanias da Nazaré, Figueira da Foz e Peniche, apoiados por viaturas todo o terreno, e bombeiros das corporações da Nazaré e de S. Martinho do Porto.

Na terça-feira será mantido "o mesmo dispositivo" e, segundo Gomes Agostinho, "as buscas irão manter-se até sexta-feira", se até lá não for avistado o corpo, que "pode estar preso em redes e demorar ainda algum tempo a vir à superfície".

Se depois desta data continuarem a não ser avistados vestígios do jovem desaparecido na noite da Passagem do Ano, "passaremos a fazer as patrulhas normais porque terão passado mais de oito dias".

As buscas, por mar e por terra, iniciaram-se no primeiro dia do ano, depois de, pouco tempo após a Passagem do Ano, ter sido dado o alerta, por populares, sobre o desaparecimento de um jovem, alegadamente levado pelo mar, durante os festejos, na Nazaré.

Setenta e duas horas depois as buscas passaram a ser feitas apenas em terra por viaturas todo-o-terreno e outras que percorreram a orla costeira entre Peniche e a Figueira da Foz, nos distritos de Leiria e de Coimbra, mas não avistaram sinais do desaparecido, como sapatos ou peças de roupa.

Na sexta-feira, a Capitania do Porto da Nazaré recebeu uma participação do desaparecimento de um jovem polaco, de 24 anos.

No sábado, em comunicado, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) confirmou o desaparecimento do jovem, aluno da instituição, que frequentava o mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente ao abrigo do programa europeu Erasmus.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".