sicnot

Perfil

País

Portugal com poucas defesas contra financiamento terrorista

Um estudo do Ministério da Justiça diz que Portugal tem poucas defesas contra quem queira financiar atividades terroristas dos radicais islâmicos. Segundo o Diário de Notícias, o risco não é elevado mas que o diagnóstico mostra que o país pode vir a ser palco de novos desenvolvimentos operacionais, sejam ataques no exterior ou a alvos estrangeiros a executar em território nacional.

A violência no Médio Oriente continuou a ser, em 2014, uma realidade com presença constante. Aqui, um soldado curdo lança morteiros na zona de Zummar, no Iraque, um território sob controlo do Estado Islâmico. O grupo terrorista foi responsável pela morte de dezenas de milhares de inocentes.

A violência no Médio Oriente continuou a ser, em 2014, uma realidade com presença constante. Aqui, um soldado curdo lança morteiros na zona de Zummar, no Iraque, um território sob controlo do Estado Islâmico. O grupo terrorista foi responsável pela morte de dezenas de milhares de inocentes.

© Ahmed Jadallah / Reuters

O Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo considera que esse risco decorre da posição geoestratégica de Portugal.

O estudo acrescenta, também, que o risco de branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo existe nos setores bancário, imobiliário e atividade dos notários acrescentando também que casinos, escritórios de advogados e imobiliárias podem estar no centro da lavagem de dinheiro em Portugal.

  • Apoiar o Governo "é um dever constitucional"
    0:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que apoiar o Governo é um dever constitucional do Presidente da República. Num balanço do primeiro ano em Belém, Marcelo respondeu assim a quem o acusa de andar com o Governo "ao colo".

  • Brexit só avança com aprovação parlamentar
    3:04

    Brexit

    O Supremo Tribunal britânico decidiu que o Governo precisa de ter a aprovação do Parlamento para avançar com o Brexit. A decisão foi validada por uma maioria de oito contra três juízes e justificada esta terça-feira pelo Supremo britânico. Por consequência, a libra esterlina atingiu a cotação mais alta do ano em relação ao dólar.

  • Primeira-ministra da Escócia apela ao voto contra a saída da UE
    2:25

    Brexit

    Depois da decisão do Supremo Tribunal britânico em relação ao Brexit, a primeira-ministra da Escócia veio pedir aos deputados que votem contra a saída da União Europeia. Nicola Sturgeon vai apresentar uma moção no Parlamento escocês para que este se pronuncie sobre o Brexit.

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.