sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água em dezembro de 2015 subiu em seis bacias hidrográficas

A quantidade de água armazenada em dezembro de 2015 em bacias hidrográficas em Portugal continental aumentou em seis infraestruturas e diminuiu em outras seis, relativamente ao mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira. (SIC/Arquivo)

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira. (SIC/Arquivo)

De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH, no último dia do mês de dezembro passado, comparativamente a igual período do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em seis bacias hidrográficas e uma descida em outras seis.

Das 57 albufeiras monitorizadas, 12 apresentaram disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 11 disponibilidades inferiores a 40%.

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em dezembro de 2015 ocorreram nas bacias do Cávado (80,7%), Guadiana (74,3%), Mira (73,2%), Mondego (72,8%), Barlavento (71,1%), Douro (69,4%), Lima (68,8%), Tejo (62,4%), Ave (56,9%), Oeste (56,2%), Arade (53,5%) e Sado (38,7%).

O SNIRH indica que os armazenamentos de dezembro de 2015, por bacia hidrográfica, apresentaram-se superiores às médias de aquele mês entre 1990/91 a 2014/15, exceto para o Ave, Ribeiras do Oeste, Tejo, Sado, Guadiana e Mira.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira, segundo a definição oficial.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC