sicnot

Perfil

País

BE exige ao Governo que divulgue documentos sobre os testes de Cambridge

O Bloco de Esquerda vai apresentar um projeto de resolução na Assembleia da República para exigir ao Governo que torne públicos todos os documentos, acordos e valores envolvidos nos exames de Inglês feitos pelos alunos do nono ano, os chamados testes de Cambridge.

Os bloquistas querem conhecer o novo modelo de avaliação e aferição para o ensino básico e exigem o fim da prova. No projeto de resolução, o Bloco critica ainda o facto de nos últimos dois anos o Estado ter concedido a uma entidade externa, a Universidade de Cambridge, a avaliação do programa nacional, com peso na classificaçao final dos alunos.

  • Greve dos professores à prova de inglês começa hoje

    País

    A greve de professores ao serviço à prova de inglês de Cambridge começa hoje, ainda que os testes de oralidade, inicialmente previstos para arrancar hoje tenham sido adiados por uma semana, na sequência de negociações entre ministério e sindicatos.

  • Professores fazem greve à prova de inglês de Cambridge
    1:18

    País

    Os professores começaram hoje uma greve à prova de inglês de Cambridge, obrigatória para os alunos do 9º ano. Mas o teste já tinha sido adiado por estarem em curso negociações entre o Ministério da Educação e os Sindicatos. Os docentes contestam a formação específica a que estão sujeitos para poderem corrigir os testes de Cambridge.

  • Negócios do fogo
    22:00
  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.

  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43