sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva condecora 11 personalidades ligadas ao processo de integração europeia

Cavaco Silva condecora 11 personalidades ligadas ao processo de integração europeia

O Presidente da República condecorou hoje 11 personalidades portuguesas ligadas ao processo de integração europeia. Por ocasião do 30º aniversário da adesão de Portugal à Comunidade Europeia, Cavaco Silva quis, assim, distinguir estas pessoas pelo contributo que deram ao sucesso da integração do país na Europa. Cinco dos homenageados tornaram-se Grande Oficiais da Ordem do Infante D. Henrique. Os restantes seis foram agraciados com o grau de Comendador.

  • Direita elogia mensagem e mandatos de Cavaco
    1:28

    País

    O PCP comentou a mensagem de Ano Novo do Chefe de Estado dizendo que Portugal não precisa de mais presidentes como Cavaco Silva. Já o Bloco de Esquerda considera que o discurso marca o fim "de 20 anos de cavaquismo". O PSD e o CDS elogiaram os mandatos de Cavaco e deixaram críticas ao PS.

  • Presidente do Comité Olímpico de Portugal quer comitiva maior no Rio de Janeiro
    0:34

    Desporto

    O Presidente da República homenageou esta tarde quatro figuras do desporto nacional. O ciclista Sérgio Paulinho, os velejadores Nuno Barreto e Vitor Rocha e o Presidente do Comité Olímpico de Portugal e José Manuel Constantino foram distinguidos como Comendadores da Ordem do Infante D. Henrique. Cavaco Silva quis, assim, reconhecer publicamente o contributo que o desporto tem dado para a projeção de Portugal no Mundo. Em maio do ano passado, o Presidente já tinha agraciado outras figuras do desporto nacional, mas os três atletas hoje homenageados não puderam comparecer por estarem no estrangeiro. No final da cerimónia, o presidente do Comité Olímpico Português revelou que espera este verão, nos Jogos do Rio de Janeiro, uma comitiva portuguesa com mais atletas e mais modalidades.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC

  • Aberta nova frente de guerra no Iraque
    1:20

    Mundo

    Uma nova frente de guerra no Iraque está aberta. O exército de Bagdade combate as forças curdas e luta pelo controlo da província petrolífera de Kirkuk. Na origem da ofensiva está o referendo não reconhecido à independência do Curdistão.