sicnot

Perfil

País

Comboio choca contra árvore que caiu na linha do Norte sem causar vítimas

A queda de uma árvore na linha do Norte, no concelho de Pombal, danificou hoje um comboio e está a afetar a circulação ferroviária, mas não há vítimas a registar, informou fonte da Comboios de Portugal (CP).

Um comboio Intercidades embateu num pinheiro que caiu sobre a linha do Norte, na zona de Albergaria dos Doze.

Um comboio Intercidades embateu num pinheiro que caiu sobre a linha do Norte, na zona de Albergaria dos Doze.

Google Maps

Este é um dos principais constrangimentos na circulação ferroviária provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir nos últimos dias.

Em declarações à agência Lusa, a porta-voz da CP, Ana Portela, disse que pouco antes das 11:00 um comboio Intercidades embateu num pinheiro que caiu sobre a linha do Norte, na zona de Albergaria dos Doze.


Os passageiros do comboio que fazia a ligação entre Lisboa e Braga saíram ilesos do acidente e foram transbordados para o comboio Alfa Pendular que efetuava o mesmo trajeto e que seguia atrás, referiu a mesma fonte.

Às 15:30, a circulação ferroviária estava a processar-se em via única, entre as estações de Caxarias e Albergaria dos Doze, "causando atrasos até ao máximo de meia hora".

Fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) adiantou à Lusa que o comboio Intercidades já foi retirado do local do acidente, mas que é necessário proceder à reparação da catenária, que sofreu danos "significativos", não havendo previsão para a reposição da normalidade na circulação ferroviária no troço em causa.

Além deste caso, registaram-se na segunda-feira vários desprendimentos de terras, quedas de pedras e árvores de grande porte, afetando a circulação em alguns troços ferroviários nas linhas do Minho, Douro, Tua, Beira Alta e Vouga.

Em comunicado, a IP refere que todas estas situações já foram resolvidas pelas equipas de manutenção da empresa, tendo as normais condições de circulação sido repostas ao longo do dia.

Quanto à rede rodoviária, a IP diz que as fortes chuvadas fizeram sentir-se com maior incidência no distrito de Vila Real em que um deslizamento de terras obrigou ao corte da circulação na Estrada Nacional (EN) n.º 2.

"As equipas de manutenção da IP procederam já à limpeza da via e está agora a ser avaliada a estabilidade do talude a fim de determinar da possibilidade de reabertura da estrada", diz a IP.

A empresa adianta ainda que a queda de neve obrigou ao corte de trânsito em várias estradas na Serra da Estrela (EN n.º 338, entre Portela do Arão e Manteigas, e na EN n.º 339, entre Sabugueiro e Lagoa Comprida, e ainda nos distritos de Viseu (EN n.º 321, entre Cinfães e Castro Daire) e do Porto (EN n.º 15, após a antiga Pousada do Marão).

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.