sicnot

Perfil

País

Ministra manifesta "total abertura" para negociar com Liga dos Bombeiros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse hoje que a ministra da Administração Interna manifestou "total abertura" para se iniciarem negociações e se encontrarem soluções para os principais problemas do setor.

(Arquivo)

(Arquivo)

LU\303\215S FORRA

"Houve uma total abertura para a negociação e para se encontrar uma solução de muitos problemas que estão em cima da mesa", disse à agência Lusa o presidente da LBP, Jaime Marta Soares, após a primeira reunião com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

Jaime Marta Soares adiantou que a LBP levou à ministra um dossiê com as principais reivindicações dos bombeiros, tendo ficado marcada uma reunião com o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, para o dia 11 de janeiro para se dar início às negociações sobre as várias questões.

"A ministra disponibilizou para que, em conjunto, e a partir do próximo dia 11, possamos reunir com o secretário de Estado da Administração Interna para setorizar as várias propostas que estão em cima da mesa, trabalhá-las por setores e criar grupos de trabalho para dar andamento às questões mais prioritárias", afirmou.

Entre as principais reivindicações, segundo a LBP, está o aumento salarial aos bombeiros que integram o dispositivo de combate a incêndios florestais durante o verão.

Jaime Marta Soares disse que atualmente os bombeiros ganham, por 24 horas de serviço, 45 euros, e a LBP propõe que passem a ganhar 50 euros por 12 horas.

Incentivos ao voluntariado, como a criação do cartão social do bombeiro, e a sustentabilidade financeira das corporações dos bombeiros são outras das reivindicações.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.