sicnot

Perfil

País

Jerónimo de Sousa diz ter recebido incentivo de militantes para se manter na liderança do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse ter recebido incentivo dos militantes, população e apoiantes de outros partidos para se manter na liderança do Partido Comunista, mas sublinhou que a decisão é do Comité Central.

M\303\201RIO CRUZ

Em entrevista ao Programa "Terça à Noite" da Rádio Renascença, Jerónimo de Sousa diz ter dúvidas de que tenha chegado a hora de abandonar a liderança do Partido Comunista.

O secretário-geral do PCP sublinhou que a decisão é do Comité Central do PCP, mas afirmou que tem recebido o incentivo dos militantes, da população e até dos apoiantes de outros partidos.

"Eu não quero fazer elogios em boca própria, mas olhe que o sentimento que eu tenho - desde as deslocações que faço, da exposição pública, nas iniciativas do partido, nas campanhas eleitorais - se eu fizesse uma leitura pessoal disso, tiraria uma conclusão, que os meus camaradas de partido, os amigos do partido e muita gente mesmo que não é do meu partido, que consideram que eu devia continuar. Mas isto, como digo, é sempre uma decisão do Comité Central", frisou.

Na entrevista à rádio, Jerónimo Sousa disse também que o PCP nunca será "mera força de apoio" ao Governo.

O responsável sublinhou que não tem "nenhum problema de relacionamento com o Bloco de Esquerda", mas defendeu negociações separadas com o Partido Socialista (PS).

De acordo com o secretário-geral do PCP, "uma negociação conjunta seria uma "amálgama" em que se diluíam responsabilidades".

O líder comunista afirmou que este é um processo "mais exigente" para o PS e que o PCP não será nunca neste processo uma "mera força de apoio".

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.