sicnot

Perfil

País

Juíza Joana Salinas conhece hoje veredito do Supremo em caso de peculato

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) profere hoje o acórdão do julgamento de Joana Salinas, juíza desembargadora da Relação do Porto acusada de peculato por utilizar verbas da Cruz Vermelha de Matosinhos, à qual presidia, para pagar a advogados que lhe redigiam decisões judiciais.

Durante o julgamento, o procurador-geral da República adjunto Paulo Sousa considerou que a juíza teve um comportamento "claramente criminoso" ao entregar processos do tribunal da Relação do Porto a advogados para que estes lhe elaborassem decisões judiciais.

Além de Joana Salinas, está também acusada de peculato (utilização indevida de dinheiros públicos) a advogada Alexandra Valente Novais.

Segundo a acusação, a advogada terá concordado em estudar os processos da Relação do Porto que estavam distribuídos à juíza Joana Salinas que, na qualidade de presidente da delegação de Matosinhos da CVP, determinou que Alexandra Novais fosse contratada pela CVP, com uma avença de 1.500 euros mensais, como contrapartida pelo acordo estabelecido entre ambas.

Lusa

  • Juíza desembargadora de Tribunal da Relação do Porto julgada por peculato
    1:59

    País

    Uma juíza desembargadora da Relação começou a ser julgada no Supremo Tribunal de Justiça. Joana Salinas é acusada de pagar a duas advogadas, com dinheiro da Cruz Vermelha, para lhe fazerem os acórdãos dos seus processos. Salinas desmente todas as acusações e garante que as advogadas foram contratadas para trabalhar para a Cruz Vermelha. A arguida regressa ao banco dos réus na próxima quinta-feira.

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".