sicnot

Perfil

País

Chuva, vento forte e queda de neve no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado pela chuva, vento forte e queda de neve acima dos 1.400 metros, adiantou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PAULO NOVAIS

"A previsão para hoje é de chuva por vezes forte e que vai atravessar todo o território. Neste momento chove com alguma intensidade principalmente nas regiões norte e centro. A superfície frontal irá atravessar o território ao longo de todo o dia, pelo que a chuva intensa irá atingir também a região sul", explicou.

Ângela Lourenço informou que Portugal continental está numa situação de 'Aviso Amarelo' de rajadas de vento, chuva e agitação marítima, que vai afetar principalmente as regiões do norte e centro e também o Alentejo (no que diz respeito à precipitação).

"Vamos ter vento forte, com a rajada mais elevada a atingir 80 quilómetros por hora no litoral a norte do distrito de Leiria, essencialmente e nas terras altas rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora", disse.

No que diz respeito ao fim de semana, Ângela Lourenço salientou que está prevista a continuação da ocorrência de precipitação, tanto no sábado, como no domingo, nas regiões do norte e centro.

"No sábado, a manhã vai apresentar-se com precipitação fraca, aumentando a partir da tarde, e vai manter-se durante todo o dia de domingo. No fim de semana, o vento vai soprar também com intensidade e vamos continuar com agitação marítima na costa ocidental", adiantou a especialista.

Quanto às temperaturas previstas para hoje e para o fim de semana, Ângela Lourenço explicou que as mínimas vão oscilar ente os 10 e os 14 graus e as máximas entre 15 e 17.

"Vamos também ter queda de neve hoje e no fim de semana, acima dos 1.400 metros. A neve poderá cair na Serra da Estrela e nas serras que fazem fronteira com Espanha, como o Gerês, serra da Nogueira e do Larouco (distrito de Bragança)", disse.

Todos os distritos de Portugal continental, a Madeira e os grupos central e ocidental dos Açores estão hoje sob 'Aviso Amarelo' devido à chuva, vento forte e agitação marítima.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.