Parlamento discute regime especial de aposentação de professores
08.01.2016 07h23
O parlamento discute hoje uma petição que reivindica a criação de um regime especial de aposentação para os professores ao fim de 36 anos de serviço, independentemente da idade do docente, e com pensão por inteiro.

(Arquivo)
PAULO NOVAIS
Da autoria do Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU), e assinada por 5.793 cidadãos, a petição pretende ainda que os professores que lecionem em regime de monodocência (professores do 1.º ciclo) se possam reformar com 35 anos de serviço.
A proposta do SPLIU, extensível desde os educadores de infância aos professores do ensino básico e secundário, admite também a pré-aposentação para os professores que tenham pelo menos 55 anos de idade e 32 anos de serviço, ou vejam reconhecida por uma junta médica uma incapacidade parcial para o exercício das suas funções.
No texto da petição que o parlamento discute na sexta-feira em plenário o SPLIU defende que a revogação no final de 2012 das condições de aposentação e regimes transitórios para os professores do 1.º ciclo do ensino básico e educadores de infância "foi geradora de desigualdades e disparidades, de forma incongruente e injusta".
O sindicato recorda que o Estatuto da Carreira Docente previu desde o início um regime de aposentação especial para educadores de infância e professores do 1.º ciclo, uma vez que a especificidade destes níveis de ensino -- regime de monodocência, com um único professor por turma -- não permite qualquer redução horária ao longo da carreira, como acontece com os docentes dos outros níveis de ensino.
Quanto aos professores dos restantes níveis do ensino básico e secundário, o SPLIU recorda a diminuição de reduções horárias que sofreram.
"Como é sabido a especificidade da profissão docente conjugada com o constante desgaste físico e psicológico deveria obedecer a condições específicas de aposentação para os docentes de todos os níveis de ensino. No entanto, o Governo em vez de caminhar por aí, preferiu 'distinguir' os professores integrando-os no regime geral de aposentação", lê-se no texto da petição.
O SPLIU afirma que "tem recebido quase diariamente" queixas de professores e relatos de baixas médicas por depressão, "que se vão acentuando ao longo do tempo, sobretudo quando ultrapassados os 32 anos de serviço".
"O Governo poderia ao longo do tempo ter considerado a docência como uma profissão de desgaste à semelhança de outros corpos especiais (...), pois a especificidade da profissão docente exige um tratamento especial, suportado por todos os pareceres clínicos de psicólogos que conhecem de perto a realidade e o dia-a-dia dos docentes", acrescenta-se no documento.
A petição do SPLIU deu entrada na Assembleia da República a 28 de maio de 2015. No final de dezembro a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) entregou ao parlamento uma petição com o mesmo objetivo, que recolheu mais de 30 mil assinaturas.
Lusa
Relacionados
- 1:43
Fim da bolsa de contratação de professores no próximo ano letivo
O Governo vai acabar com a bolsa de contratação de professores já no próximo ano letivo. O ministro da Educação ainda não decidiu o futuro modelo, mas entende que este não serve porque levou a falhas graves na colocação de docentes.
- 1:05
Fenprof diz que greve no ensino artístico pode ser suspensa se salários forem todos pagos
Estava marcada para todo o mês de janeiro a greve dos professores do ensino artístico, mas poderá terminar já ao fim desta semana, uma vez que o pagamento de salários em atraso foi desbloqueado. A paralisação, diz a Fenprof, vai manter-se apenas para justificar as faltas não justificadas dos docentes que ainda não receberam.
Na Homepage
-
Fêmea de lince-ibérico morre atropelada perto de Olhão
Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
20.04.2018 às 7h14
-
Hoje é notícia
O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.
20.04.2018 às 8h30
- 2:09
-
Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019
O secretário-geral do PS considerou que o seu Governo derrubou o mito de que a competitividade económica se faz com baixos salários e frisou que o salário mínimo nacional vai voltar a aumentar em 2019.
19.04.2018 às 23h12
- 1:19
Ministro não se compromete com subsídio de desemprego para recibos verdes
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social não se compromete com o subsídio de desemprego para trabalhadores a recibos verdes. Vieira da Silva diz no entanto que é um dossiê que está em cima da mesa e que vai ser discutido em Conselho de Ministros.
19.04.2018 às 22h06
- 1:16
Partidos questionam prioridades do Governo após reposição de 5% dos salários
Bloco e PCP pedem esclarecimentos ao Governo sobre a intenção de repor 5% dos salários dos membros dos gabinetes políticos. Já o CDS não concorda com a medida e diz mesmo que não é adequada à situação do país.
19.04.2018 às 19h25
- 0:48
É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".
19.04.2018 às 22h14
-
Senado aprova à tangente novo diretor da NASA
O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.
20.04.2018 às 9h06
- 7:21
- 3:01
Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.
19.04.2018 às 21h46
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.