sicnot

Perfil

País

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem em Chaves

O Tribunal de Chaves decretou a prisão preventiva aos dois suspeitos de terem matado e enterrado um jovem de 15 anos no quintal de uma moradia, naquela cidade do distrito de Vila Real, disse hoje fonte policial.

Os dois suspeitos, uma mulher de 31 anos e um homem de 19 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) e presentes a tribunal durante a tarde de quinta-feira, numa audiência que se prolongou até à madrugada de hoje.

Ambos vão aguardar julgamento em prisão preventiva e indiciados pelo crime de homicídio e de ocultação do cadáver de um rapaz que estava institucionalizado no Lar de Infância e Juventude, que pertence à Santa Casa da Misericórdia de Chaves.

O cadáver foi localizado no dia 04 de novembro de 2015, enterrado no jardim de uma vivenda, em Santa Cruz, na cidade de Chaves.

Os factos, segundo esclareceu a PJ, em comunicado, ocorreram em finais do mês de outubro, quando os suspeitos, "mediante plano previamente estabelecido e por motivo fútil, agrediram violentamente a vítima até à morte".

A polícia fala num crime com "utilização de violência física extrema", já que o jovem terá sido morto à pancada e o seu corpo posterirmente queimado, alegadamente para dificultar a identificação do cadáver.

Posteriormente, com a colaboração de dois jovens do sexo masculino e feminino, de 15 e 12 anos, respetivamente, procederam à ocultação do cadáver da vítima, que estava institucionalizada.

Os dois menores foram identificados pela PJ e sujeitos a medidas tutelares.

A PJ referiu que os suspeitos estão ainda indiciados por vários roubos "por esticão" e furto qualificado perpetrados nos últimos meses nas cidades de Lamego, Peso da Régua, Vila Real e Chaves.

Lusa

  • Morto à pancada, enterrado e queimado em quintal
    2:28

    País

    A Polícia Judiciária conseguiu finalmente identificar o corpo que apareceu num quintal de Chaves há dois meses. Trata-se de um jovem de 15 anos que estava institucionalizado na Escola Agrícola de Artes e Ofícios. Tudo indica que terá sido morto por elementos de um grupo que fazia assaltos em Chaves. A Judiciária de Vila Real não revela pormenores do crime mas adianta que os dois menores também identificados tiveram envolvimento na ocultação do cadáver.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.