sicnot

Perfil

País

Três feridos após acidente em navio suíço ao largo do porto de Leixões

A queda ao mar de um tripulante de um navio mercante suíço, hoje ao largo do porto de Leixões, provocou três feridos, disse à Lusa fonte da Capitania do Porto do Douro e Leixões.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

JOSE COELHO

Um navio mercante de nacionalidade suíça -- Basileia - transportando contentores com mercadoria e alguns veículos teve hoje de atracar no porto de Leixões após a queda de um tripulante ao mar, cuja operação de salvamento provocou mais dois feridos, explicou à Lusa Teixeira Pereira.

O navio mercante emitiu um alerta a pedir ajuda, tendo sido acionados os meios da capitania do porto de Leixões, designadamente uma embarcação salva-vidas e uma lancha da Polícia Marítima, acrescentou a mesma fonte.

Segundo Teixeira Pereira, a tripulação da própria embarcação acabou por conseguir recolher o tripulante, acabando por atracar no porto de Leixões para que a pessoa que caiu ao mar e os colegas feridos fossem ajudados pela equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Os três feridos foram transportados para o hospital, dois para o Pedro Hispano (Matosinhos) e um para o São João (Porto).

A causa da queda do tripulante ao mar ainda é desconhecida.

Um dos feridos, transportado para o Hospital Pedro Hispano, ficou politraumatizado e vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica para ortopedia, estando com gravidade moderada, mas estável, disse fonte hospitalar, acrescentando que o segundo ferido é considerado ligeiro.

A Lusa contactou também a assessoria do Hospital de São João, mas até ao momento ainda não foi possível saber o estado do ferido para lá transportado.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC