sicnot

Perfil

País

Só um terço das farmácias aderentes fizeram troca de seringas

No ano passado aderiram ao programa troca de seringas 1.450 farmácias de todo o país, mas na prática só 452 é que fizeram essa troca, que se cifrou em mais de 90 mil seringas distribuídas, segundo dados oficiais.

© Nguyen Huy Kham / Reuters

Os dados da Associação Nacional de Farmácias (ANF) dizem respeito a 2015, ano em que foi retomado o programa troca de seringas nas farmácias, que esteve suspenso desde 2012.

Nesse âmbito, do início de janeiro ao final de dezembro, foram disponibilizados 46.037 Kits em 452 Farmácias de todo o país, correspondendo a um total de 92.074 seringas distribuídas pelas Farmácias filiadas da ANF.

No primeiro semestre foram disponibilizados 11.583 kits, número que praticamente triplicou no segundo semestre, chegando aos 34.454 kits distribuídos.

No entanto, as farmácias envolvidas na troca de seringas estão muito aquém do total de estabelecimentos que aderiram ao programa, uma vez que correspondem a menos de um terço.

O Programa de Troca de Seringas nas Farmácias (PTS-F) estava suspenso desde 2012, quando cessou o contrato entre a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e o Ministério da Saúde, tendo sido retomado no início de janeiro deste ano.

Durante o período em que o programa esteve suspenso, a troca de seringas foi feita apenas nos centros de saúde e em instituições de solidariedade social.

O reinício do PTS-F ocorreu de forma faseada e cumprindo o calendário da Direcção-Geral da Saúde, tendo começado em janeiro pelo distrito de Setúbal, estendendo-se progressivamente a Lisboa, ao Porto e posteriormente aos restantes distritos do país.

Atualmente, o número de farmácias aderentes ao programa ultrapassa o existente quando o programa cessou: cerca de 1.200 farmácias participantes em 2012.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.