sicnot

Perfil

País

Todas as ilhas dos Açores sob aviso amarelo até domingo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo todo o arquipélago dos Açores devido à previsão de vento, chuva e agitação marítima.

Lusa

Lusa

EDUARDO COSTA


O aviso do IPMA, emitido às 11:25 (mais uma hora em Lisboa) explica que o agravamento do estado do tempo nas nove ilhas dos Açores, entre hoje e domingo, decorre da passagem de uma superfície frontal fria com ondulações.

Nas duas ilhas do grupo ocidental, Flores e Corvo, o IPMA prevê agitação marítima, com ondas entre os seis e sete metros de noroeste, até às 18:00 horas locais de hoje.

Para o Grupo Central, que compreende as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico, também está previsto até às 18:00 horas locais de hoje agitação marítima, com ondas de seis a sete metros e precipitação pontualmente forte entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de domingo.

Já para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, no grupo oriental, o IPMA prevê chuva ou aguaceiros pontualmente fortes entre as 00:00 e as 12:00 de domingo e vento, com rajadas até aos 90 quilómetros por hora, entre as 05:00 e as 12:00 de domingo.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores alerta que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados.

Entre as medidas está a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao seu livre escoamento.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.