sicnot

Perfil

País

Todas as ilhas dos Açores sob aviso amarelo até domingo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo todo o arquipélago dos Açores devido à previsão de vento, chuva e agitação marítima.

Lusa

Lusa

EDUARDO COSTA


O aviso do IPMA, emitido às 11:25 (mais uma hora em Lisboa) explica que o agravamento do estado do tempo nas nove ilhas dos Açores, entre hoje e domingo, decorre da passagem de uma superfície frontal fria com ondulações.

Nas duas ilhas do grupo ocidental, Flores e Corvo, o IPMA prevê agitação marítima, com ondas entre os seis e sete metros de noroeste, até às 18:00 horas locais de hoje.

Para o Grupo Central, que compreende as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico, também está previsto até às 18:00 horas locais de hoje agitação marítima, com ondas de seis a sete metros e precipitação pontualmente forte entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de domingo.

Já para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, no grupo oriental, o IPMA prevê chuva ou aguaceiros pontualmente fortes entre as 00:00 e as 12:00 de domingo e vento, com rajadas até aos 90 quilómetros por hora, entre as 05:00 e as 12:00 de domingo.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores alerta que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados.

Entre as medidas está a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao seu livre escoamento.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • O que ganhou o PCP com a Geringonça?

    Opinião

    Quem imaginaria, no Congresso de há quatro anos, que os comunistas iriam viabilizar um Governo do PS? A vitória da direita nas últimas legislativas explica muita coisa, era fundamental garantir que Passos Coelho e as suas políticas não voltavam ao poder. Mas Jerónimo de Sousa percebeu que embarcar nessa aventura - apesar dos muitos perigos - podia ser a oportunidade de mudar o rumo das coisas em favor da sua agenda e eleitorado. E do que o partido pretende para o país.

    Bernardo Ferrão

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano