sicnot

Perfil

País

Todas as ilhas dos Açores sob aviso amarelo até domingo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo todo o arquipélago dos Açores devido à previsão de vento, chuva e agitação marítima.

Lusa

Lusa

EDUARDO COSTA


O aviso do IPMA, emitido às 11:25 (mais uma hora em Lisboa) explica que o agravamento do estado do tempo nas nove ilhas dos Açores, entre hoje e domingo, decorre da passagem de uma superfície frontal fria com ondulações.

Nas duas ilhas do grupo ocidental, Flores e Corvo, o IPMA prevê agitação marítima, com ondas entre os seis e sete metros de noroeste, até às 18:00 horas locais de hoje.

Para o Grupo Central, que compreende as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico, também está previsto até às 18:00 horas locais de hoje agitação marítima, com ondas de seis a sete metros e precipitação pontualmente forte entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de domingo.

Já para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, no grupo oriental, o IPMA prevê chuva ou aguaceiros pontualmente fortes entre as 00:00 e as 12:00 de domingo e vento, com rajadas até aos 90 quilómetros por hora, entre as 05:00 e as 12:00 de domingo.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores alerta que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados.

Entre as medidas está a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao seu livre escoamento.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

  • Uruguai apurado depois de vencer a Arábia Saudita (1-0)

    Mundial 2018 / Uruguai

    O Uruguai venceu a Arábia Saudita por 1-0 numa partida da 2ª jornada do grupo A do Mundial da Rússia. Luis Suárez inaugurou o marcador aos 23 minutos na sequência de um canto em que o guarda-redes saudita, que participa pela primeira vez em campeonatos do mundo, falhou a bola. Nos minutos seguintes a Arábia Saudita tentou responder com remates perigosos à baliza de Fernando Muslera, mas sem conseguir marcar. O saudita Taisir Al-Jassim também saiu lesionado deste jogo, depois de um choque com Guillermo Varela que o impediu de continuar a partida. O resultado vem resolver as contas do grupo A ao apurar a Rússia e o Uruguai para os oitavos de final.

  • A barba de Cristiano Ronaldo é para manter
    0:50