sicnot

Perfil

País

Autoridades alertam para cheias no Porto e Gaia

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro alertou hoje para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.

Nas décadas de 80 e 90, foram autorizadas várias construções em cima de uma linha de água, que ficou obstruída. Desde então, quando chove, a estrada fica completamente inundada.

Nas décadas de 80 e 90, foram autorizadas várias construções em cima de uma linha de água, que ficou obstruída. Desde então, quando chove, a estrada fica completamente inundada.

SIC


"As condições de preia-mar de marés vivas com ondulação do quadrante oeste de quatro a cinco metros de altura previstas às 15:11 horas locais, retarda os caudais de escoamento no troço do rio Douro da Foz a Crestuma, podendo agravar as necessidades de descarga da albufeira de Crestuma, com possível inundação na Ribeira do Porto/Gaia, de Miragaia e Alfândega, situação que será acompanhada", pode ler-se no comunicado enviado pelo CPPC.

Na sequência do mau tempo que se tem feito sentir nas últimas horas, o CPPC refere que "a situação hidrológica que se prevê nas próximas seis horas, associada a solos já saturados (...), conjugam a probabilidade de redução do escoamento superficial e/ou subsuperficial, daí resultando grandes possibilidades de inundações rápidas e de alterações de caudais em albufeiras já anteriormente sujeitas às descargas de compensação do rio Douro, o que pode provocar inundações nas zonas mais baixas, tradicionalmente mais suscetíveis a inundações da área de Amarante e do Peso da Régua".

Contactada pelas 15:00, fonte do CPPC indicou ainda não ser possível afirmar que a cota do rio Douro se encontrava cheia, mas que havia pontos mais baixos a serem afetados na ribeira do Porto, tendo já sido alertados quer proprietários quer a Proteção Civil.

"Há uma tendência de subida e vamos acompanhar nas próximas horas", disse à Lusa a mesma fonte, realçando que a preia-mar estaria a ocorrer nesse momento.

Contactados pela Lusa cerca das 15:00, os Sapadores Bombeiros do Porto e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto disseram não ter registo de qualquer inundação devido à subida do rio Douro.

Já do lado de Gaia, o Comandante da Proteção Civil alertou para a possibilidade de, durante a preia-mar a partir das 15:00, as águas do Douro poderem subir, afetando as áreas ribeirinhas do concelho.

Segundo Salvador Almeida, há várias equipas em toda a orla fluvial de Gaia "a alertar as pessoas para estarem atentas" a uma subida do rio Douro.

No centro histórico de Gaia e na Afurada, pelas 15:00 o rio ainda não tinha subiu as margens mas, e de acordo com o comandante, em "Crestuma já está na estrada".

A proteção civil registou hoje mais de 130 ocorrências no distrito do Porto por causa do mau tempo, na sua maioria inundações, com os concelhos da Maia e Matosinhos a serem os mais afetados durante a manhã.

O distrito do Porto é um dos 10 que estão com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.