sicnot

Perfil

País

Instituto de Meteorologia eleva para 10 os distritos em aviso laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de seis para 10 os distritos em aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do mau tempo, prevendo agitação marítima também em Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra.

© Reuters Staff / Reuters


Ao inicio da manhã, o aviso laranja tinha sido acionado para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu, mas cerca das 12:20 passou a abranger mais quatro distritos, tendo em conta a agitação marítima.

Beja, Guarda, Castelo Branco e Faro estão com aviso amarelo, o terceiro na escala e que prevê situações de risco para atividades que dependem da situação meteorológica, enquanto os restantes distritos mantém apenas o aviso verde, não se prevendo qualquer situação meteorológica de risco.

Nos distritos em aviso laranja, as ondas podem atingir esta tarde mais de cinco metros e os ventos podem ultrapassar os 90 quilómetros pro hora.

O estado do tempo nos grupos Central e Ocidental vai também sofrer agravamento durante a tarde, segundo os serviços de proteção civil regionais, devido à aproximação de um sistema de baixas pressões com um sistema frontal associado.

A Proteção Civil registou, entre as 00:00 e as 12:30 de hoje, 352 ocorrências em território continental devido à chuva e vento fortes, sobretudo na zona litoral norte e em particular no distrito do Porto, a maioria relacionada com cheias e inundações.

Em declarações à agência Lusa, o adjunto de operações da Autoridade Nacional de Proteção Ciivl Marco Martins explicou que, até às 12:30, houve 215 situações de cheias e inundações, 56 quedas de árvores, 24 deslizamentos de terras, 14 registos de quedas de estruturas e 42 ocorrências de limpeza de vias.

  • Enfermeiros dizem que suplemento de 150 € não é suficiente para acordo
    0:57

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros diz que há um avanço nas negociações com o Governo. Esta terça-feira à tarde, uma delegação do Ministério das Finanças esteve numa reunião que decorreu no Ministério da Saúde. Apesar disso, o presidente do sindicato, José Azevedo, explicou à SIC que a proposta do executivo de pagar mais 150 euros aos enfermeiros especializados não é suficiente para chegarem a acordo.

  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC