sicnot

Perfil

País

Proteção Civil registou 657 ocorrências, Porto e Viseu os mais afetados

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) identificou até às 17:30 deste domingo 657 ocorrências devido à chuva e ventos fortes, sendo os distritos do Porto e Viseu os mais afetados, seguidos de Coimbra.

Lusa

"Registamos 657 ocorrências principalmente devido a inundações e quedas de árvores, mais nos distritos de Porto, Viseu e Coimbra", referiu à agência Lusa o adjunto de operações da ANPC Marco Martins.

Do total de situações, a maior parte refere-se a inundações, ou seja, 315 casos, e a quedas de árvores, com 123 ocorrências, resultando, por exemplo, em obstrução de vias, que são "rapidamente libertadas" pelos operacionais no terreno, acrescentou.

O deslizamento de terras deu origem a 47 ocorrências e 73 casos relacionam-se com limpezas de vias devido ao vento e 41 com quedas de estruturas.

A resolução das situações registadas devido ao mau tempo envolvem 1.893 operacionais, com o apoio de 747 veículos.

Segundo o responsável da ANPC, entre o total de ocorrências, 171 ocorreram no Porto, 103 em Viseu e 73 em Coimbra.

A maior parte das situações listadas pela proteção civil situam-se no norte do país e em Lisboa só foram registadas três ocorrências relacionadas com o mau tempo, número que foi de sete em Setúbal e 11 em Leiria.

O adjunto de operações da ANPC lembrou a preocupação com a possibilidade da subida do caudal do rio Douro "devido às descargas em Espanha e à maré alta, por volta das 03:00", aumentando o risco de inundações, o que está a ser acompanhado em permanência pelos serviços de proteção civil.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de seis para 10 os distritos em aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do mau tempo, prevendo agitação marítima também em Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra.

Ao início da manhã, o aviso laranja tinha sido acionado para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu, mas cerca das 12:20 passou a abranger mais quatro distritos, tendo em conta a agitação marítima.

Beja, Guarda, Castelo Branco e Faro estão com aviso amarelo.

Lusa

  • Proteção Civil alerta para risco de cheias e agravamento do estado do tempo
    0:58

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou este sábado os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto sob aviso laranja, devido a chuva persistente, por vezes forte. Os restantes distritos continuam sob aviso amarelo. À população, a Autoridade Nacional de Proteção Civil deixa algumas recomendações, devido ao risco de cheias e ao agravemento do estado do tempo, previsto para amanhã.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Projeto Abem dá medicamentos grátis a 2.500 pessoas
    12:53
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Nove suspeitos do ataque de Manchester têm entre 18 e 38 anos
    1:02
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.

  • Roteiro de sugestões para o fim de semana
    13:00
    Se7e

    Se7e

    6ª feira no Jornal da Noite

    Todas as sextas-feiras há uma rubrica de lifestyle no Jornal da Noite. Se7e mostra o melhor do país, numa parceria SIC/Visão. Um roteiro de sugestões para o fim de semana, com os novos restaurantes e hotéis, as lojas da moda, os bares e as esplanadas.