sicnot

Perfil

País

Tornado provoca estragos em Matosinhos

Um tornado de pequenas dimensões atingiu, esta madrugada, a freguesia de Lavra, no concelho de Matosinhos. O fenómeno aconteceu por volta das três da manhã e provocou estragos em várias habitações e estabelecimentos comerciais.

Foi a situação mais grave registada, esta madrugada, mas a Proteção Civil dá conta de mais de 100 ocorrências provocadas pelo mau tempo sobretudo na zona litoral norte do país.

O Porto foi o distrito mais afetado mas houve consequências também nos distritos de Viseu, Coimbra, Aveiro e Braga.

Não há registo de vítimas mas são vários os estragos materiais com inundações, algumas quedas de árvores e deslizamentos de terras.

As previsões do estado do tempo não são animadoras para o resto do fim de semana.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 6 distritos do norte em aviso laranja por causa da chuva, vento forte e agitação marítima.

São eles os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu. As condições meteorológicas só devem melhorar esta segunda-feira.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • Comitiva portuguesa terminou visita à central de Almaraz

    País

    A visita técnica da delegação portuguesa e da Comissão Europeia à central nuclear de Almaraz, em Espanha, realizou-se esta segunda-feira. A visita serviu para Portugal se inteirar sobre o funcionamento da central e sobre o projeto de construção de uma instalação para armazenamento de resíduos radioativos.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.