sicnot

Perfil

País

Tornado provoca estragos em Matosinhos

Um tornado de pequenas dimensões atingiu, esta madrugada, a freguesia de Lavra, no concelho de Matosinhos. O fenómeno aconteceu por volta das três da manhã e provocou estragos em várias habitações e estabelecimentos comerciais.

Foi a situação mais grave registada, esta madrugada, mas a Proteção Civil dá conta de mais de 100 ocorrências provocadas pelo mau tempo sobretudo na zona litoral norte do país.

O Porto foi o distrito mais afetado mas houve consequências também nos distritos de Viseu, Coimbra, Aveiro e Braga.

Não há registo de vítimas mas são vários os estragos materiais com inundações, algumas quedas de árvores e deslizamentos de terras.

As previsões do estado do tempo não são animadoras para o resto do fim de semana.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 6 distritos do norte em aviso laranja por causa da chuva, vento forte e agitação marítima.

São eles os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu. As condições meteorológicas só devem melhorar esta segunda-feira.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.