sicnot

Perfil

País

Inundações no Porto e Gaia sem incidentes

A subida do rio Douro provocou inundações no Porto e Vila Nova de Gaia, mas não há registo de qualquer incidente, prevendo-se que a água comece a baixar, uma vez ultrapassado o ponto crítico estimado pelas autoridades.

Os investigadores referem que os eventos de precipitação extrema vão ser mais frequentes, com muita chuva em intervalos de tempo relativamente  curtos, o que tem como consequência um maior risco de inundação (Arquivo Lusa)

Os investigadores referem que os eventos de precipitação extrema vão ser mais frequentes, com muita chuva em intervalos de tempo relativamente  curtos, o que tem como consequência um maior risco de inundação (Arquivo Lusa)

ESTELA SILVA

"Neste momento, temos Miragaia inundada e boa parte da Ribeira com água e, portanto, intransitável", disse à agência Lusa Nuno Santos, assessor da Câmara Municipal do Porto, por volta das 3:15, indicando, contudo, que "não há nenhum incidente" e que a situação vai ao encontro das previsões.

Os meios da Proteção Civil no terreno estimavam o "ponto crítico" às 03:15, pelo que "se espera que a água não suba mais", acrescentou.

Do lado de Gaia, a rua em frente ao cais da Afurada encontra-se inundada, havendo também água em ruas da zona do centro histórico, em Mafamude, e mais a montante, como em Avintes e Oliveira do Douro, indicou Salvador Almeida, comandante da Proteção Civil de Gaia.

"Está tudo calmo. Há inundações, mas a água está a baixar. Não há nenhum incidente", indicou também o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, em linha com a Autoridade Nacional de Proteção Civil que, pese embora "uma inundação ou outra", não tinha notícia, à mesma hora, de qualquer incidente digno de registo.

As diversas autoridades destacaram que as populações foram antecipadamente avisadas, pelo que a prevenção terá ajudado a evitar ocorrências de maior.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro tinha alertado na tarde de sábado para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.

O distrito do Porto é um dos 10 que estão com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.