sicnot

Perfil

País

Proteção Civil alerta para cheias no distrito de Coimbra

A Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de cheias e inundações em algumas zonas ribeirinhas do distrito de Coimbra, por se prever a continuação da chuva e um "agravamento dos caudais na bacia" do rio Mondego.

(Arquivo/SIC)

(Arquivo/SIC)

SIC

Em comunicado, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) indicou que é esperada a continuação da chuva hoje e terça-feira nos distritos de Viseu, Coimbra e Guarda.

Em consequência, prevê-se um "escoamento superficial e sub-superficial tendencialmente elevado", o que poderá originar cheias e inundações, em particular na bacia do rio Mondego.

Assim, a Proteção Civil admite a possibilidade de cheias, em particular nas zonas ribeirinhas "historicamente mais vulneráveis" dos municípios do Coimbra, Soure, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz.

Há ainda a possibilidade de "inundações rápidas em meio urbano", por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, de inundações em estruturas urbanas subterrâneas e de deslizamento de terras.

A ANPC recomenda medidas de prevenção como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada objetos que possam ser arrastados ou que criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A Proteção Civil aconselha ainda a população a não se expor às zonas afetadas pelas cheias e a não atravessar zonas inundadas, para precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22