sicnot

Perfil

País

Tribunal da Relação de Lisboa entrega ex-agente da CIA a Itália

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu entregar às autoridades italianas a ex-agente da CIA Sabrina de Sousa, condenada à revelia em Itália, mas impôs condições que levam a que possa vir a cumprir pena em Portugal.

Fonte do TRL adiantou à Lusa que, uma vez que Sabrina de Sousa foi julgada e condenada à revelia em Itália, sem ter sido notificada da decisão, tem agora duas hipóteses: ou aceita a sentença proferida em Itália, podendo eventualmente recorrer da mesma naquele país, ou pede a realização de um novo julgamento, já que não foi notificada da primeira decisão.

Em qualquer das situações, se Sabrina de Sousa, 59 anos, nascida em Goa, Índia, com dupla nacionalidade (norte-americana e portuguesa), tiver de cumprir pena de prisão, quer no âmbito do processo em que foi julgada à revelia, quer na sequência de novo julgamento, a medida será cumprida em Portugal.

Sabrina de Sousa foi condenada à revelia em Itália a cinco anos de prisão por envolvimento no rapto do radical islâmico egípcio Abu Omar, ocorrido em 2003, em Milão.

A antiga agente da CIA foi detida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no aeroporto de Lisboa, em Outubro último, dando cumprimento a um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades transalpinas.

A ex-operacional dos serviços secretos norte-americanos fazia escala em Lisboa, rumo ao Dubai, de onde seguiria para Goa, para visitar a mãe, que se encontrava doente.

Pouco tempo depois de ter sido detida em Lisboa, Sabrina de Sousa foi apresentada no TRL tendo-se oposto à extradição para Itália.

Lusa

  • Ex-agente da CIA detida em Lisboa
    1:27

    País

    Uma portuguesa, ex-agente dos serviços secretos norte-americanos, foi detida na segunda-feira no aeroporto da Portela, em Lisboa, ao abrigo de um mandado de detenção europeu.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada. Estas e outras notícias marcam a atualidade desta sexta-feira.

  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC