sicnot

Perfil

País

Ciclone tropical Alex deve atingir Açores na noite de quinta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou esta quarta-feira que o ciclone tropical Alex deve atingir os Açores no final do dia de quinta-feira, situação que pode originar fenómenos extremos de chuva, vento e agitação marítima.

(Arquivo)

(Arquivo)

© STR New / Reuters

Em declarações à agência Lusa, pelas 20:00 (mais uma hora em Lisboa), a meteorologista Vanda Costa, da delegação regional dos Açores do IPMA, informou que o ciclone tropical "está sensivelmente a 1.260 quilómetros sul-sudoeste dos Açores, a deslocar-se para nordeste".

"Nas próximas 48 horas deve manter a sua força e chegará aos Açores no final do dia de quinta-feira, prolongando-se até sexta-feira", adiantou Vanda Costa, referindo que se prevê que o ciclone tropical atinja os grupos central (ilhas do Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge) e oriental (São Miguel e Santa Maria) do arquipélago.

A meteorologista explicou que um ciclone é "uma depressão cujos ventos atingem velocidade elevada e, por norma, inclui precipitação", salientando que "é uma situação que poderá originar fenómenos extremos de chuva, vento e de agitação marítima".

Segundo Vanda Costa, "este ciclone tropical Alex é, desde 1978, o primeiro a formar-se em janeiro, de acordo com o National Hurricane Center, sediado em Miami, Estados Unidos da América".

"É, também, apenas o quarto conhecido no mês de janeiro desde que há registos, ou seja, desde 1851", afirmou Vanda Costa, acrescentando que "nas próximas horas o IPMA prevê emitir avisos meteorológicos de acordo com o evoluir da situação".

Lusa

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.