sicnot

Perfil

País

Ciclone tropical Alex deve atingir Açores na noite de quinta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou esta quarta-feira que o ciclone tropical Alex deve atingir os Açores no final do dia de quinta-feira, situação que pode originar fenómenos extremos de chuva, vento e agitação marítima.

(Arquivo)

(Arquivo)

© STR New / Reuters

Em declarações à agência Lusa, pelas 20:00 (mais uma hora em Lisboa), a meteorologista Vanda Costa, da delegação regional dos Açores do IPMA, informou que o ciclone tropical "está sensivelmente a 1.260 quilómetros sul-sudoeste dos Açores, a deslocar-se para nordeste".

"Nas próximas 48 horas deve manter a sua força e chegará aos Açores no final do dia de quinta-feira, prolongando-se até sexta-feira", adiantou Vanda Costa, referindo que se prevê que o ciclone tropical atinja os grupos central (ilhas do Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge) e oriental (São Miguel e Santa Maria) do arquipélago.

A meteorologista explicou que um ciclone é "uma depressão cujos ventos atingem velocidade elevada e, por norma, inclui precipitação", salientando que "é uma situação que poderá originar fenómenos extremos de chuva, vento e de agitação marítima".

Segundo Vanda Costa, "este ciclone tropical Alex é, desde 1978, o primeiro a formar-se em janeiro, de acordo com o National Hurricane Center, sediado em Miami, Estados Unidos da América".

"É, também, apenas o quarto conhecido no mês de janeiro desde que há registos, ou seja, desde 1851", afirmou Vanda Costa, acrescentando que "nas próximas horas o IPMA prevê emitir avisos meteorológicos de acordo com o evoluir da situação".

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".