sicnot

Perfil

País

Ciclone tropical Alex deve atingir Açores na noite de quinta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou esta quarta-feira que o ciclone tropical Alex deve atingir os Açores no final do dia de quinta-feira, situação que pode originar fenómenos extremos de chuva, vento e agitação marítima.

(Arquivo)

(Arquivo)

© STR New / Reuters

Em declarações à agência Lusa, pelas 20:00 (mais uma hora em Lisboa), a meteorologista Vanda Costa, da delegação regional dos Açores do IPMA, informou que o ciclone tropical "está sensivelmente a 1.260 quilómetros sul-sudoeste dos Açores, a deslocar-se para nordeste".

"Nas próximas 48 horas deve manter a sua força e chegará aos Açores no final do dia de quinta-feira, prolongando-se até sexta-feira", adiantou Vanda Costa, referindo que se prevê que o ciclone tropical atinja os grupos central (ilhas do Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge) e oriental (São Miguel e Santa Maria) do arquipélago.

A meteorologista explicou que um ciclone é "uma depressão cujos ventos atingem velocidade elevada e, por norma, inclui precipitação", salientando que "é uma situação que poderá originar fenómenos extremos de chuva, vento e de agitação marítima".

Segundo Vanda Costa, "este ciclone tropical Alex é, desde 1978, o primeiro a formar-se em janeiro, de acordo com o National Hurricane Center, sediado em Miami, Estados Unidos da América".

"É, também, apenas o quarto conhecido no mês de janeiro desde que há registos, ou seja, desde 1851", afirmou Vanda Costa, acrescentando que "nas próximas horas o IPMA prevê emitir avisos meteorológicos de acordo com o evoluir da situação".

Lusa

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28