sicnot

Perfil

País

Ferro Rodrigues saúda eleição de Patxi Lópes para presidente do parlamento espanhol

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, saudou hoje o socialista Patxi López pela sua eleição para presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, tal como ele proveniente do segundo maior partido no parlamento.

(Arquivo/Lusa)

(Arquivo/Lusa)

MIGUEL A. LOPES

Antigo presidente do Governo do País Basco (lehendakari), Patxi López foi eleito graças a um acordo do PSOE (90 deputados) com o Ciudadanos de Albert Rivera (40 deputados) - acordo levou o Partido Popular de Mariano Rajoy (vencedor das eleições com 123 deputados) a retirar-se da corrida à presidência da mesa do Congresso espanhol.

Tal como aconteceu em Portugal na sequência das eleições legislativas de outubro, em que Ferro Rodrigues chegou à presidência da Assembleia da República a partir de uma candidatura do segundo partido, o PS, também em Espanha esta foi a primeira vez que o presidente do Parlamento de Espanha não saiu das fileiras da maior força política representada no hemiciclo.

Na sua mensagem dirigida ao ex-líder socialista basco, à qual a agência Lusa teve acesso, Ferro Rodrigues diz esperar que nas funções que ambos desempenham se possa contribuir "para a dignificação da atividade parlamentar e para uma cada vez maior proximidade entre eleitos e eleitores".

"Não quero deixar de expressar, desde já, o meu desejo de que nos possamos encontrar em breve, o que, espero, signifique a vontade de estreitarmos as já fortes relações entre os nossos parlamentos", acrescenta o presidente da Assembleia da República.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04

    Mundo

    A Polícia do Rio de Janeiro deteve uma portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos. Ana Resende fazia-se passar por funcionária do consulado e prometia vistos e outros documentos para tirar dinheiro das vítimas. Esta é a terceira vez que a polícia brasileira detém a portuguesa por acusações de burla.