sicnot

Perfil

País

Ministro da Agricultura diz que proibição de venda de aves vivas é para impedir contaminação

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, disse hoje que Portugal decidiu proibir a venda de aves vivas nos mercados devido aos focos de gripe aviária em França e que a medida se manterá enquanto for considerada necessária.

© Mike Segar / Reuters

Capoulas Santos adiantou que os focos de gripe aviária detetados em França não são transmissíveis entre humanos, mas que o Governo português quis evitar a disseminação da doença.

"Nesse sentido, como medida preventiva, e uma vez que tem havido uma multiplicação de focos em França e temos um comércio com alguma expressão entre França e Portugal, para evitar a contaminação e disseminação da doença entendemos adotar esta medida que persistirá" durante o tempo que as autoridades veterinárias considerarem necessário.

A medida é de âmbito nacional, e não comunitária, esclareceu.

Segundo o Diário de Notícias, Portugal proibiu a importação de aves a partir de França para os próximos dias devido ao aparecimento de gripe aviária naquele país nas últimas semanas.

O jornal refere que as autoridades de saúde garantem que o grau de preocupação está "distante" do nível atingido em 2005, quando a gripe assustou o mundo, mas admitem que o risco "não é zero". Estão proibidos de vender perus, gansos, patos ou galinhas os mercados e feiras das 139 zonas classificadas como de maior risco, distribuídas por 58 concelhos do continente, sobretudo junto a zonas mais próximas das linhas de água, onde ocorrem aves migratórias.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51