sicnot

Perfil

País

PCP organiza Jornada Nacional de Esclarecimento 100 dias após legislativas

O Partido Comunista Português (PCP) vai realizar uma Jornada Nacional de Esclarecimento ,esta quinta-feira, para assinalar a passagem de 100 dias desde as eleições legislativas, assim como os "avanços conseguidos neste período".

(arquivo)

(arquivo)

NUNO VEIGA

"Passados cem dias do 04 de outubro, com uma maioria na Assembleia da República que pode dar um sinal de mudança na vida política, é agora o momento para uma ação do PCP de contacto com os trabalhadores e o povo", refere uma nota divulgada hoje pelo partido.

Segundo PCP, o objetivo é assinalar "os avanços conseguidos neste período -- que mesmo parciais são significativos", bem como confirmar a "recuperação de direitos roubados e explicitar os caminhos de intervenção e luta para responder aos problemas nacionais".

As ações serão realizadas em várias cidades do país, como Lisboa, Porto, Coimbra ou Guimarães, contando com a participação de dirigentes comunistas, continua a nota.

Em Santarém, a jornada começa pelas 07:30 no hospital distrital, contando com a participação do deputado António Filipe. Meia hora mais tarde, tem início a ação agendada para o Cais do Sodré, em Lisboa.

Às 10:00, Coimbra e Barreiro recebem a jornada de esclarecimento, nas praças 08 de Maio e S. Francisco Xavier, respetivamente.

Mais a norte, a atividade em Aveiro começa às 13:30, seguindo-se depois a iniciativa de Guimarães, às 15:00, no Largo do Toural. Já no Porto, os comunistas reúnem-se pelas 16:00 na estação da Trindade.

Nestas ações será também distribuído o jornal "100 dias", suplemento que integrará a edição desta semana do "Avante!", refere o mesmo comunicado.

Com Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".