sicnot

Perfil

País

PCP organiza Jornada Nacional de Esclarecimento 100 dias após legislativas

O Partido Comunista Português (PCP) vai realizar uma Jornada Nacional de Esclarecimento ,esta quinta-feira, para assinalar a passagem de 100 dias desde as eleições legislativas, assim como os "avanços conseguidos neste período".

(arquivo)

(arquivo)

NUNO VEIGA

"Passados cem dias do 04 de outubro, com uma maioria na Assembleia da República que pode dar um sinal de mudança na vida política, é agora o momento para uma ação do PCP de contacto com os trabalhadores e o povo", refere uma nota divulgada hoje pelo partido.

Segundo PCP, o objetivo é assinalar "os avanços conseguidos neste período -- que mesmo parciais são significativos", bem como confirmar a "recuperação de direitos roubados e explicitar os caminhos de intervenção e luta para responder aos problemas nacionais".

As ações serão realizadas em várias cidades do país, como Lisboa, Porto, Coimbra ou Guimarães, contando com a participação de dirigentes comunistas, continua a nota.

Em Santarém, a jornada começa pelas 07:30 no hospital distrital, contando com a participação do deputado António Filipe. Meia hora mais tarde, tem início a ação agendada para o Cais do Sodré, em Lisboa.

Às 10:00, Coimbra e Barreiro recebem a jornada de esclarecimento, nas praças 08 de Maio e S. Francisco Xavier, respetivamente.

Mais a norte, a atividade em Aveiro começa às 13:30, seguindo-se depois a iniciativa de Guimarães, às 15:00, no Largo do Toural. Já no Porto, os comunistas reúnem-se pelas 16:00 na estação da Trindade.

Nestas ações será também distribuído o jornal "100 dias", suplemento que integrará a edição desta semana do "Avante!", refere o mesmo comunicado.

Com Lusa

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC