sicnot

Perfil

País

PCP organiza Jornada Nacional de Esclarecimento 100 dias após legislativas

O Partido Comunista Português (PCP) vai realizar uma Jornada Nacional de Esclarecimento ,esta quinta-feira, para assinalar a passagem de 100 dias desde as eleições legislativas, assim como os "avanços conseguidos neste período".

(arquivo)

(arquivo)

NUNO VEIGA

"Passados cem dias do 04 de outubro, com uma maioria na Assembleia da República que pode dar um sinal de mudança na vida política, é agora o momento para uma ação do PCP de contacto com os trabalhadores e o povo", refere uma nota divulgada hoje pelo partido.

Segundo PCP, o objetivo é assinalar "os avanços conseguidos neste período -- que mesmo parciais são significativos", bem como confirmar a "recuperação de direitos roubados e explicitar os caminhos de intervenção e luta para responder aos problemas nacionais".

As ações serão realizadas em várias cidades do país, como Lisboa, Porto, Coimbra ou Guimarães, contando com a participação de dirigentes comunistas, continua a nota.

Em Santarém, a jornada começa pelas 07:30 no hospital distrital, contando com a participação do deputado António Filipe. Meia hora mais tarde, tem início a ação agendada para o Cais do Sodré, em Lisboa.

Às 10:00, Coimbra e Barreiro recebem a jornada de esclarecimento, nas praças 08 de Maio e S. Francisco Xavier, respetivamente.

Mais a norte, a atividade em Aveiro começa às 13:30, seguindo-se depois a iniciativa de Guimarães, às 15:00, no Largo do Toural. Já no Porto, os comunistas reúnem-se pelas 16:00 na estação da Trindade.

Nestas ações será também distribuído o jornal "100 dias", suplemento que integrará a edição desta semana do "Avante!", refere o mesmo comunicado.

Com Lusa

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.