sicnot

Perfil

País

Pedro Marques vai à AR na próxima quarta-feira falar da TAP e das portagens

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, vai ao Parlamento na próxima quarta-feira, a pedido do PCP e do CDS-PP, para uma audição sobre a TAP e sobre a estratégia do Governo para as portagens.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas

Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas

ARTV

Pedro Marques será ouvido sobre a TAP e sobre a estratégia do Governo para a gestão dos pórticos rodoviários na próxima quarta-feira, dia 20, anunciou hoje o presidente da comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Hélder Amaral.

A audição do governante que está a negociar com os novos donos da TAP - David Neeleman e Humberto Pedrosa - a reversão do negócio, para o Estado voltar a ficar com a maioria do capital do grupo, foi aprovada por unanimidade a 16 de dezembro, na sequência de dois requerimentos apresentados pelo PCP e pelo CDS-PP.

Na semana seguinte, será a vez do presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Ramalho, explicar a intenção de introduzir portagens em novos lanços das autoestradas A3 e A4, que, segundo avançou o Jornal de Notícias, representaria uma receita anual de 15 milhões de euros.

Na sequência dessas notícias, Pedro Marques garantiu não estar previsto qualquer plano para introduzir portagens na A3 e na A4.

"A este Governo, à data, não foram apresentadas propostas nesse sentido. Se foram apresentadas ao governo anterior, só pode responsabilizar os responsáveis do governo anterior", declarou, na altura.

O ministro sublinhou que não pediu qualquer proposta à Infraestruturas de Portugal (antiga Estradas de Portugal) para criar novas portagens.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.