sicnot

Perfil

País

Pedro Marques vai à AR na próxima quarta-feira falar da TAP e das portagens

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, vai ao Parlamento na próxima quarta-feira, a pedido do PCP e do CDS-PP, para uma audição sobre a TAP e sobre a estratégia do Governo para as portagens.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas

Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas

ARTV

Pedro Marques será ouvido sobre a TAP e sobre a estratégia do Governo para a gestão dos pórticos rodoviários na próxima quarta-feira, dia 20, anunciou hoje o presidente da comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Hélder Amaral.

A audição do governante que está a negociar com os novos donos da TAP - David Neeleman e Humberto Pedrosa - a reversão do negócio, para o Estado voltar a ficar com a maioria do capital do grupo, foi aprovada por unanimidade a 16 de dezembro, na sequência de dois requerimentos apresentados pelo PCP e pelo CDS-PP.

Na semana seguinte, será a vez do presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Ramalho, explicar a intenção de introduzir portagens em novos lanços das autoestradas A3 e A4, que, segundo avançou o Jornal de Notícias, representaria uma receita anual de 15 milhões de euros.

Na sequência dessas notícias, Pedro Marques garantiu não estar previsto qualquer plano para introduzir portagens na A3 e na A4.

"A este Governo, à data, não foram apresentadas propostas nesse sentido. Se foram apresentadas ao governo anterior, só pode responsabilizar os responsáveis do governo anterior", declarou, na altura.

O ministro sublinhou que não pediu qualquer proposta à Infraestruturas de Portugal (antiga Estradas de Portugal) para criar novas portagens.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.