sicnot

Perfil

País

Serviço de Utilização Comum dos Hospitais omite dívida de 45 milhões

Segundo o Tribunal de Contas, o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais omitiu uma dívida de 45 milhões de euros entrando, assim, em falência técnica.

Grande parte das dívidas devem-se a um empréstimo de mais de 17 milhões de euros concedido por três centros hospitalares de Lisboa. O valor foi omitido nos relatórios e contas de 2013 e 2014 e só foi corrigido em setembro do ano passado.
De acordo com o Tribunal de Contas, que aplicou já aplicou uma multa ao presidente do organismo, a ocultação da dívida terá acontecido para possibilitar novos empréstimos.

O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais é uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem como sócios quase 60 entidades do Ministério da Saúde, Hospitais e administrações de saúde.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19

    Mundo

    Um noticiário da televisão britânica ITV recebeu em estúdio uma família que tinha uma criança muito irrequieta. O jornalista Alastair Steward não se importou com o comportamento da criança e entrou sempre nas brincadeiras.