sicnot

Perfil

País

Governo aprova modelo e calendário do plano de descentralização

Governo aprova modelo e calendário do plano de descentralização

O Governo aprovou hoje o modelo e o calendário do plano de descentralização que prevê a transferência de competências da administração central para as autarquias.

O processo, que envolverá 10 ministérios, arranca este mês e deverá estar concluído dentro de um ano e meio para que entre em vigor antes das eleições autárquicas.
Irá alterar as competências das CCDR (Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional) e também das áreas metropolitanas cujos presidentes passarão a ser eleitos, com voto direto dos cidadãos.
No final do Conselho de Ministros desta manhã, Eduardo Cabrita, ministro-adjunto, reafirmou que a descentralização é uma prioridade para o executivo e garantiu que esta reforma não implicará um aumento da despesa pública ou degradação dos direitos dos funcionários públicos.

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    País

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.