sicnot

Perfil

País

Governo aprova modelo e calendário do plano de descentralização

Governo aprova modelo e calendário do plano de descentralização

O Governo aprovou hoje o modelo e o calendário do plano de descentralização que prevê a transferência de competências da administração central para as autarquias.

O processo, que envolverá 10 ministérios, arranca este mês e deverá estar concluído dentro de um ano e meio para que entre em vigor antes das eleições autárquicas.
Irá alterar as competências das CCDR (Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional) e também das áreas metropolitanas cujos presidentes passarão a ser eleitos, com voto direto dos cidadãos.
No final do Conselho de Ministros desta manhã, Eduardo Cabrita, ministro-adjunto, reafirmou que a descentralização é uma prioridade para o executivo e garantiu que esta reforma não implicará um aumento da despesa pública ou degradação dos direitos dos funcionários públicos.

  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • E agora?
    15:07
  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.