sicnot

Perfil

País

PSD abre debate quinzenal com o primeiro-ministro

O PSD abre na sexta-feira o segundo debate quinzenal com o primeiro-ministro, António Costa, no parlamento com questões "políticas, económicas e sociais", temas comuns a todas as bancadas.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters (Arquivo)

A seguir ao PSD, pela ordem prevista, intervirão o PS, BE, CDS-PP, PCP, PEV e PAN. No primeiro debate quinzenal da legislatura, dia 16 de dezembro, o primeiro-ministro, António Costa, prometeu uma "reflexão séria" sobre o "desenho institucional" do Banco de Portugal.

Os problemas do Banif, que vai ser alvo de uma comissão de inquérito, estiveram no centro do primeiro debate quinzenal, com o primeiro-ministro a assegurar que o Governo faria tudo para limitar as perdas dos contribuintes.

A reposição de rendimentos com o intuito de "reverter a asfixia fiscal sobre a classe média" foi o tema levado pelo primeiro-ministro, que anunciou a revogação dos cortes nas pensões e nos salários dos funcionários públicos.

Nas últimas duas semanas, causou polémica o anúncio do fim dos exames nacionais do 4.º e do 6.ºanos de escolaridade, com o PSD e o CDS-PP numa audição que foi marcada pelas intervenções dos grupos parlamentos do PSD e do CDS-PP a acusarem o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, de "ímpeto radical".

Outra medida contestada pela oposição PSD e CDS-PP foi a reposição das 35 horas de trabalho semanais na função pública, que será aprovada à esquerda também na sexta-feira.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.