sicnot

Perfil

País

PSD abre debate quinzenal com o primeiro-ministro

O PSD abre na sexta-feira o segundo debate quinzenal com o primeiro-ministro, António Costa, no parlamento com questões "políticas, económicas e sociais", temas comuns a todas as bancadas.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters (Arquivo)

A seguir ao PSD, pela ordem prevista, intervirão o PS, BE, CDS-PP, PCP, PEV e PAN. No primeiro debate quinzenal da legislatura, dia 16 de dezembro, o primeiro-ministro, António Costa, prometeu uma "reflexão séria" sobre o "desenho institucional" do Banco de Portugal.

Os problemas do Banif, que vai ser alvo de uma comissão de inquérito, estiveram no centro do primeiro debate quinzenal, com o primeiro-ministro a assegurar que o Governo faria tudo para limitar as perdas dos contribuintes.

A reposição de rendimentos com o intuito de "reverter a asfixia fiscal sobre a classe média" foi o tema levado pelo primeiro-ministro, que anunciou a revogação dos cortes nas pensões e nos salários dos funcionários públicos.

Nas últimas duas semanas, causou polémica o anúncio do fim dos exames nacionais do 4.º e do 6.ºanos de escolaridade, com o PSD e o CDS-PP numa audição que foi marcada pelas intervenções dos grupos parlamentos do PSD e do CDS-PP a acusarem o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, de "ímpeto radical".

Outra medida contestada pela oposição PSD e CDS-PP foi a reposição das 35 horas de trabalho semanais na função pública, que será aprovada à esquerda também na sexta-feira.

Lusa

  • Um homem de 83 anos é a 42.ª vítima dos incêndios
    1:27

    País

    Subiu para 42 o número de vítimas mortais nos incêndios deste domingo. Um homem de 83 anos foi encontrado sem vida em Lugar de Covelo, em Vouzela. O número de feridos mantém-se, 14 estão em estado grave. A maior parte das mortes aconteceu no distrito de Coimbra (20) e Viseu (19). Segundo a Proteção Civil, já não há desaparecidos. Sete pessoas estavam dadas como desaparecidas e apenas uma foi encontrada sem vida. Um bebé de poucos meses tinha sido dado como morto, mas foi encontrado com vida.

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08