sicnot

Perfil

País

PSD abre debate quinzenal com o primeiro-ministro

O PSD abre na sexta-feira o segundo debate quinzenal com o primeiro-ministro, António Costa, no parlamento com questões "políticas, económicas e sociais", temas comuns a todas as bancadas.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters (Arquivo)

A seguir ao PSD, pela ordem prevista, intervirão o PS, BE, CDS-PP, PCP, PEV e PAN. No primeiro debate quinzenal da legislatura, dia 16 de dezembro, o primeiro-ministro, António Costa, prometeu uma "reflexão séria" sobre o "desenho institucional" do Banco de Portugal.

Os problemas do Banif, que vai ser alvo de uma comissão de inquérito, estiveram no centro do primeiro debate quinzenal, com o primeiro-ministro a assegurar que o Governo faria tudo para limitar as perdas dos contribuintes.

A reposição de rendimentos com o intuito de "reverter a asfixia fiscal sobre a classe média" foi o tema levado pelo primeiro-ministro, que anunciou a revogação dos cortes nas pensões e nos salários dos funcionários públicos.

Nas últimas duas semanas, causou polémica o anúncio do fim dos exames nacionais do 4.º e do 6.ºanos de escolaridade, com o PSD e o CDS-PP numa audição que foi marcada pelas intervenções dos grupos parlamentos do PSD e do CDS-PP a acusarem o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, de "ímpeto radical".

Outra medida contestada pela oposição PSD e CDS-PP foi a reposição das 35 horas de trabalho semanais na função pública, que será aprovada à esquerda também na sexta-feira.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.