sicnot

Perfil

País

Viana do Castelo, Braga e Porto sob aviso amarelo devido à chuva

Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto estão sob aviso amarelo desde as 00:00 e até às 09:00 de hoje devido à previsão de chuva por vezes forte.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, períodos de chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral até ao meio da manhã, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes, e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, rodando gradualmente para norte a partir do meio da manhã.

Nas terras altas, prevê-se vento forte de sudoeste, com rajadas até 90 quilómetros por hora, tornando-se gradualmente moderado de norte a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca a partir do final da manhã, vento fraco a moderado de sudoeste, rodando para noroeste a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

O instituto prevê para hoje na Madeira períodos de céu muito nublado, chuva ou aguaceiros a partir do meio da tarde e vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se moderado de sudoeste nas terras altas a partir da tarde.

Nos Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, períodos de chuva que poderá ser forte e vento leste fresco a muito fresco, temporariamente forte com rajadas até 70 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 10 e 17 graus Celsius, no Porto entre 12 e 15, em Viana do Castelo entre 10 e 15, em Bragança entre 05 e 11, em Vila Real entre 07 e 12, em Viseu entre 10 e 14, na Guarda entre 04 e 08, em Castelo Branco entre 04 e 10, em Coimbra entre 10 e 14, em Santarém entre 06 e 16, em Évora entre 06 e 15, em Beja entre 07 e 16, em Faro entre 12 e 17, no Funchal entre 17 e 22, em Ponta Delgada entre 12 e 16, em Angra do Heroísmo entre 14 e 16 e em Santa Cruz das Flores entre 12 e 13.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.