sicnot

Perfil

País

Diretor geral de veterinária garante que não há gripe das aves em Portugal

O diretor-geral de Alimentação e Veterinária, Álvaro Mendonça, garantiu hoje que não existe gripe das aves em Portugal e que estão a ser tomadas todas as medidas para evitar a entrada de casos no país, vindos de França.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Thomas Peter / Reuters

"Surgiu em França com alta patogenicidade nas aves em novembro, e em meados de dezembro houve, de uma semana para a outra, um grande aumento do número de casos. Receámos que estivesse descontrolado", reconheceu.

Apesar de não existir em Portugal e de não ser facilmente transmissível às pessoas, as autoridades estão a tomar medidas de urgência, porque a importação de um lote infetado traria risco de contágio, disse o responsável durante uma conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, sobre a gripe.

Essas restrições passam por proibir a importação de aves vivas provenientes de zonas de restrição que se destinem a mercados de rua, disse Álvaro Mendonça, sublinhando que não há restrições a animais produzidos em zonas fechadas.

O diretor-geral acrescentou ainda que está proibida a venda de aves vivas em mercados ou feiras situados em cerca de 50 concelhos onde existem zonas de aves migratórias, que possam trazer o vírus para Portugal.

O responsável salienta, no entanto, que "o risco seria do foro económico".

"Todas as importações estão a ser analisadas caso a caso, antes de saírem de França e à entrada em Portugal. São sujeitas a análises laboratoriais e, até ao momento, não temos nenhum caso positivo, nem nenhum caso suspeito", esclareceu.

Álvaro Mendonça sublinhou ainda que não há restrições ao consumo de qualquer tipo de ave e lembrou que este tipo de casos costuma ocorrer todos os anos, em países diferentes.

"No ano passado foi na Holanda, antes, foi na Dinamarca. É uma situação comum todos os anos, a única diferença é este ano ser em França, mais perto da fronteira com Espanha", explicou.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.