sicnot

Perfil

País

PSD precisa de "uma nova direção nacional para ter futuro", diz Alberto João Jardim

O ex-presidente do Governo da Madeira e líder do PSD regional, Alberto João Jardim, defendeu hoje que o partido "necessita de uma nova direção política nacional se quiser ter futuro".

Lusa

Lusa

HOMEM DE GOUVEIA

"O Partido Social Democrata necessita de uma nova direção política nacional se quiser ter futuro", diz Jardim numa nota de solidariedade divulgada hoje com os deputados do PSD na Assembleia da República eleitos pela região que, segundo o Diário de Notícias da Madeira, foram "castigados" por Pedro Passos Coelho por terem votado favoravelmente o orçamento retificativo.

O ex-presidente dos sociais-democratas madeirenses refere que o PSD nacional "atreveu-se a punir os deputados Sara Madruga, Rubina Berardo e Paulo Neves, por terem colocado a Região que representam, acima da mediocridade da partidocracia que subjuga o povo português".

Jardim salienta que os parlamentares da Madeira cumpriram as "indicações corretas" da comissão política do PSD insular e "no caso do Banif, defenderam o que foi melhor" para os madeirenses "ao votarem favoravelmente o Orçamento Retificativo".

"Espero agora que os nossos deputados recorram ao Tribunal Constitucional para, como sucedeu com os anteriores deputados, mais uma vez o grupo que controla o PSD nacional seja ainda mais desautorizado ante os portugueses", sustenta.

Jardim também opina que "ainda bem que Marcelo Rebelo de Sousa, profundamente indesejado pelo grupo Passos Coelho, se soube desmarcar do neoliberalismo tolo que nos últimos anos desvirtuou o PSD, puxando agora pelo retorno às raízes sociais-democratas de Francisco Sá Carneiro".

No entender do ex-governante madeirense, "é preciso que vença ante o retorno do pintassilguismo de discurso arrogante, redentorista, moralista e de conteúdo banal ou oco, que não dá para disfarçar num subconsciente fundamentalista-totalitário, ao estilo dos 'ayatollahs' iranianos".

"Portanto, toda a minha solidariedade aos deputados da Madeira mais uma vez colonialmente perseguidos, que não tenham receio em descobrir o toutiço de gente que não sabe o que é uma Autonomia, ou esta receia", vinca Jardim, concluindo que esta situação "mais uma vez prova que o futuro da Madeira não pode abdicar da luta autonomista, em vez de ser enganado em "consensos" interiores e exteriores".

Hoje, também o atual presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, considerou ser "positivo" o alegado processo disciplinar do PSD nacional aos deputados sociais-democratas da região, observando que confirma o compromisso que assumiram de defender "em primeiro lugar, os interesses da Região antes dos interesses do partido, independentemente da conjuntura".

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.