sicnot

Perfil

País

Governo diz que 34 funcionários da Segurança Social em mobilidade voltam ao trabalho

Trinta e quatro trabalhadores do Instituto de Segurança Social (ISS), que se encontravam em regime de mobilidade especial, foram notificados para regressar aos seus locais de trabalho na segunda-feira, informou o ministério da tutela.

SIC

Em comunicado divulgado na sexta-feira à noite, o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social refere que se trata da segunda fase, "considerada prioritária", de reintegração de funcionários do ISS que estavam no regime de requalificação (mobilidade especial).

Justificando a resolução da situação, a tutela lembra que, a partir de quinta-feira, estes trabalhadores "iriam sofrer uma redução salarial de 60% para 40% do seu vencimento".

A primeira fase de reintegração, a 01 de janeiro, englobou 24 funcionários do ISS, que estavam "em risco de despedimento efetivo".

O Ministério do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social promete, no comunicado, continuar "a trabalhar para encontrar uma solução para a reintegração dos restantes trabalhadores do Instituto de Segurança Social, I.P. colocados no regime de requalificação pelo anterior Governo".

Na sexta-feira, o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública, José Abraão, indicou à Lusa que docentes pertencentes aos centros distritais da Segurança Social, que estão em requalificação, foram notificados para comparecer nos seus locais de trabalho na segunda-feira.

Lusa

  • Primeiras projeções dão vitória a Angela Merkel

    Mundo

    A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas deste domingo com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela televisão pública ZDF.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.