sicnot

Perfil

País

Semana começa com chuva fraca e subida da temperatura

O início da semana vai ser marcado pela subida das temperaturas e ocorrência de chuva fraca ou chuviscos, em especial nas regiões do norte e centro, disse à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

© Mike Hutchings / Reuters


"A previsão para hoje, para o território do continente, é de ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros, em especial nas regiões do norte e centro, embora na região sul também possam ocorrer até ao final da manhã e meio da tarde. O vento vai ser do quadrante leste, fraco a moderado, sendo um pouco mais intenso nas terras altas do norte e centro atté final da manhã", adiantou.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a neve poderá cair hoje, em especial nas serras da região norte e na Serra da Estrela acima da quota dos 1.300/ 1.400 metros.

"Amanhã [terça-feira] vamos ter uma situação semelhante. O dia vai começar com nuvens e depois está prevista chuva que será mais frequente a partir da tarde: fraca na região sul, mais provável no litoral oeste e alto Alentejo e um pouco mais intensa na região norte. A neve vai aparecer, mas apenas nos pontos mais altos da serra", salientou.

No que diz respeito às temperaturas, Ângela Lourenço adiantou que vão subir hoje, a mínima na ordem dos 3/5 graus e Celsius e a máxima dos 2/3 graus.

"Hoje, vamos ter subida das temperaturas mínimas. Em todo o território vai haver variações entre três e cinco graus e a máxima vai ter uma ligeira subida de 2/3 graus em termos médios. Amanhã [terça-feira] vamos ter uma nova variação: descem ligeiramente as temperaturas mínimas", disse a especialista.

A meteorologista do IPMA adiantou que está prevista chuva fraca pelo menos até quinta-feira.

"A chuva deverá manter-se principalmente até dia 21, quinta-feira. Na sexta-feira, a probabilidade já será com menor. A semana será marcada pela passagem sucessiva s de ondulações frontais que vão originar uma certa irregularidade na ocorrência da precipitação: umas vezes é durante o dia, outras à tarde e outras à noite, mas será toda a semana", referiu.

Quanto às temperaturas para hoje, em Lisboa vão oscilar entre 11 e 16 graus Celsius, no Porto entre 08 e 14, em Vila Real entre 05 e 10, em Bragança entre 03 e 08, em Viseu entre 05 e 10, na Guarda entre 03 e 07, em Coimbra entre 07 e 13, em Castelo Branco entre 06 e 13, em Santarém entre 08 e 16, em Évora entre 06 e 14, em Beja entre 07 e 15 e em Faro entre 09 e 17.

Para a Madeira, o instituto prevê para hoje períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, vento fraco e pequena descida de temperatura.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 16 e 21 graus.

Nos Açores prevê-se céu muito nublado, temporariamente com abertas durante a tarde, períodos de chuva, em especial na madrugada e manhã, e vento moderado a fresco, com rajadas até aos 80 quilómetros por hora.

Em Ponta Delgada e Horta, as temperaturas vão variar entre 14 e 17, em Angra do Heroísmo entre 13 e 16 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 17.

Lusa

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.