sicnot

Perfil

País

Semana começa com chuva fraca e subida da temperatura

O início da semana vai ser marcado pela subida das temperaturas e ocorrência de chuva fraca ou chuviscos, em especial nas regiões do norte e centro, disse à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

© Mike Hutchings / Reuters


"A previsão para hoje, para o território do continente, é de ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros, em especial nas regiões do norte e centro, embora na região sul também possam ocorrer até ao final da manhã e meio da tarde. O vento vai ser do quadrante leste, fraco a moderado, sendo um pouco mais intenso nas terras altas do norte e centro atté final da manhã", adiantou.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a neve poderá cair hoje, em especial nas serras da região norte e na Serra da Estrela acima da quota dos 1.300/ 1.400 metros.

"Amanhã [terça-feira] vamos ter uma situação semelhante. O dia vai começar com nuvens e depois está prevista chuva que será mais frequente a partir da tarde: fraca na região sul, mais provável no litoral oeste e alto Alentejo e um pouco mais intensa na região norte. A neve vai aparecer, mas apenas nos pontos mais altos da serra", salientou.

No que diz respeito às temperaturas, Ângela Lourenço adiantou que vão subir hoje, a mínima na ordem dos 3/5 graus e Celsius e a máxima dos 2/3 graus.

"Hoje, vamos ter subida das temperaturas mínimas. Em todo o território vai haver variações entre três e cinco graus e a máxima vai ter uma ligeira subida de 2/3 graus em termos médios. Amanhã [terça-feira] vamos ter uma nova variação: descem ligeiramente as temperaturas mínimas", disse a especialista.

A meteorologista do IPMA adiantou que está prevista chuva fraca pelo menos até quinta-feira.

"A chuva deverá manter-se principalmente até dia 21, quinta-feira. Na sexta-feira, a probabilidade já será com menor. A semana será marcada pela passagem sucessiva s de ondulações frontais que vão originar uma certa irregularidade na ocorrência da precipitação: umas vezes é durante o dia, outras à tarde e outras à noite, mas será toda a semana", referiu.

Quanto às temperaturas para hoje, em Lisboa vão oscilar entre 11 e 16 graus Celsius, no Porto entre 08 e 14, em Vila Real entre 05 e 10, em Bragança entre 03 e 08, em Viseu entre 05 e 10, na Guarda entre 03 e 07, em Coimbra entre 07 e 13, em Castelo Branco entre 06 e 13, em Santarém entre 08 e 16, em Évora entre 06 e 14, em Beja entre 07 e 15 e em Faro entre 09 e 17.

Para a Madeira, o instituto prevê para hoje períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, vento fraco e pequena descida de temperatura.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 16 e 21 graus.

Nos Açores prevê-se céu muito nublado, temporariamente com abertas durante a tarde, períodos de chuva, em especial na madrugada e manhã, e vento moderado a fresco, com rajadas até aos 80 quilómetros por hora.

Em Ponta Delgada e Horta, as temperaturas vão variar entre 14 e 17, em Angra do Heroísmo entre 13 e 16 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 17.

Lusa

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.