sicnot

Perfil

País

Governo quer aumentar valor das bolsas de estudo para estudantes do ensino superior

O Governo quer aumentar o valor das bolsas de estudo destinadas aos alunos do ensino superior e aumentar o número de estudantes elegíveis a este apoio, segundo a proposta de Grandes Opções do Plano (GOP), divulgadas esta terça-feira.

Avaliar o regime de acesso ao ensino superior e promover um debate público, visando a sua modernização e adequação aos novos contextos e criar um programa de apoio à mobilidade no ensino superior e a estudantes deslocados que associe Estado, universidades e municípios são outras das medidas previstas nas GOP. (Arquivo)

Avaliar o regime de acesso ao ensino superior e promover um debate público, visando a sua modernização e adequação aos novos contextos e criar um programa de apoio à mobilidade no ensino superior e a estudantes deslocados que associe Estado, universidades e municípios são outras das medidas previstas nas GOP. (Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Na versão das GOP para 2016-2019, enviada ao Conselho Económico e Social e a que a Lusa teve acesso, lê-se a intenção de "reforçar a Ação Social Escolar direta, através do aumento do valor das bolsas de estudo e do número de estudantes elegíveis, e da ação social indireta com a transferência do financiamento público adequado às universidades e politécnicos para assegurar serviços de alimentação, alojamento e transportes".

Para conseguir responder melhor às necessidades dos estudantes carenciados nos diferentes ciclos de ensino, o Governo defende para o próximo quadriénio a reestruturação e desburocratização do sistema de ação social escolar.

Avaliar o regime de acesso ao ensino superior e promover um debate público, visando a sua modernização e adequação aos novos contextos e criar um programa de apoio à mobilidade no ensino superior e a estudantes deslocados que associe Estado, universidades e municípios são outras das medidas previstas nas GOP.

A ideia base é alargar e democratizar o ensino superior, existindo também medidas concretas para o aprofundamento da autonomia das instituições científicas e de ensino superior, para o estímulo à melhoria dos níveis de sucesso educativo e de apoio à maior empregabilidade dos diplomados.

Lusa

  • Mais 3 a 4 mil alunos do Ensino Superior vão ter bolsa no próximo ano letivo
    0:38

    País

    Mais três mil a quatro mil alunos do Ensino Superior vão ter acesso a bolsas de estudos, já no próximo ano letivo. A Juventude Social Democrata congratulou-se, esta quarta-feira, através de Simão Ribeiro, com a alteração ao regime de atribuição de apoio aos estudantes e garantiu ainda que ficou resolvida a questão dos alunos impedidos de beneficiar de bolsa, por causa de dívidas ao Fisco.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.