sicnot

Perfil

País

Governo quer aumentar valor das bolsas de estudo para estudantes do ensino superior

O Governo quer aumentar o valor das bolsas de estudo destinadas aos alunos do ensino superior e aumentar o número de estudantes elegíveis a este apoio, segundo a proposta de Grandes Opções do Plano (GOP), divulgadas esta terça-feira.

Avaliar o regime de acesso ao ensino superior e promover um debate público, visando a sua modernização e adequação aos novos contextos e criar um programa de apoio à mobilidade no ensino superior e a estudantes deslocados que associe Estado, universidades e municípios são outras das medidas previstas nas GOP. (Arquivo)

Avaliar o regime de acesso ao ensino superior e promover um debate público, visando a sua modernização e adequação aos novos contextos e criar um programa de apoio à mobilidade no ensino superior e a estudantes deslocados que associe Estado, universidades e municípios são outras das medidas previstas nas GOP. (Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Na versão das GOP para 2016-2019, enviada ao Conselho Económico e Social e a que a Lusa teve acesso, lê-se a intenção de "reforçar a Ação Social Escolar direta, através do aumento do valor das bolsas de estudo e do número de estudantes elegíveis, e da ação social indireta com a transferência do financiamento público adequado às universidades e politécnicos para assegurar serviços de alimentação, alojamento e transportes".

Para conseguir responder melhor às necessidades dos estudantes carenciados nos diferentes ciclos de ensino, o Governo defende para o próximo quadriénio a reestruturação e desburocratização do sistema de ação social escolar.

Avaliar o regime de acesso ao ensino superior e promover um debate público, visando a sua modernização e adequação aos novos contextos e criar um programa de apoio à mobilidade no ensino superior e a estudantes deslocados que associe Estado, universidades e municípios são outras das medidas previstas nas GOP.

A ideia base é alargar e democratizar o ensino superior, existindo também medidas concretas para o aprofundamento da autonomia das instituições científicas e de ensino superior, para o estímulo à melhoria dos níveis de sucesso educativo e de apoio à maior empregabilidade dos diplomados.

Lusa

  • Mais 3 a 4 mil alunos do Ensino Superior vão ter bolsa no próximo ano letivo
    0:38

    País

    Mais três mil a quatro mil alunos do Ensino Superior vão ter acesso a bolsas de estudos, já no próximo ano letivo. A Juventude Social Democrata congratulou-se, esta quarta-feira, através de Simão Ribeiro, com a alteração ao regime de atribuição de apoio aos estudantes e garantiu ainda que ficou resolvida a questão dos alunos impedidos de beneficiar de bolsa, por causa de dívidas ao Fisco.

  • O tempo para hoje
    0:42

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Sul, em especial no interior. Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) predominando de nordeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas. Formação de geada, em especial nas regiões do interior. Pequena descida da temperatura mínima. Pequena subida da temperatura máxima na região Sul.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..