sicnot

Perfil

País

Governo quer aumentar valor das bolsas de estudo para estudantes do ensino superior

O Governo quer aumentar o valor das bolsas de estudo destinadas aos alunos do ensino superior e aumentar o número de estudantes elegíveis a este apoio, segundo a proposta de Grandes Opções do Plano (GOP), divulgadas esta terça-feira.

Avaliar o regime de acesso ao ensino superior e promover um debate público, visando a sua modernização e adequação aos novos contextos e criar um programa de apoio à mobilidade no ensino superior e a estudantes deslocados que associe Estado, universidades e municípios são outras das medidas previstas nas GOP. (Arquivo)

Avaliar o regime de acesso ao ensino superior e promover um debate público, visando a sua modernização e adequação aos novos contextos e criar um programa de apoio à mobilidade no ensino superior e a estudantes deslocados que associe Estado, universidades e municípios são outras das medidas previstas nas GOP. (Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Na versão das GOP para 2016-2019, enviada ao Conselho Económico e Social e a que a Lusa teve acesso, lê-se a intenção de "reforçar a Ação Social Escolar direta, através do aumento do valor das bolsas de estudo e do número de estudantes elegíveis, e da ação social indireta com a transferência do financiamento público adequado às universidades e politécnicos para assegurar serviços de alimentação, alojamento e transportes".

Para conseguir responder melhor às necessidades dos estudantes carenciados nos diferentes ciclos de ensino, o Governo defende para o próximo quadriénio a reestruturação e desburocratização do sistema de ação social escolar.

Avaliar o regime de acesso ao ensino superior e promover um debate público, visando a sua modernização e adequação aos novos contextos e criar um programa de apoio à mobilidade no ensino superior e a estudantes deslocados que associe Estado, universidades e municípios são outras das medidas previstas nas GOP.

A ideia base é alargar e democratizar o ensino superior, existindo também medidas concretas para o aprofundamento da autonomia das instituições científicas e de ensino superior, para o estímulo à melhoria dos níveis de sucesso educativo e de apoio à maior empregabilidade dos diplomados.

Lusa

  • Mais 3 a 4 mil alunos do Ensino Superior vão ter bolsa no próximo ano letivo
    0:38

    País

    Mais três mil a quatro mil alunos do Ensino Superior vão ter acesso a bolsas de estudos, já no próximo ano letivo. A Juventude Social Democrata congratulou-se, esta quarta-feira, através de Simão Ribeiro, com a alteração ao regime de atribuição de apoio aos estudantes e garantiu ainda que ficou resolvida a questão dos alunos impedidos de beneficiar de bolsa, por causa de dívidas ao Fisco.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.