sicnot

Perfil

País

Sismo com magnitude de 4,1 sentido no concelho de Ponta Delgada, Açores

Um sismo com magnitude de 4,1 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, anunciou a Proteção Civil, acrescentando que não foram reportados danos.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi registado às 08:45 locais (mais uma hora em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 48 quilómetros a oeste/noroeste dos Mosteiros, Ponta Delgada.

"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III na Escala de Mercalli Modificada no concelho de Ponta Delgada", adiantou a mesma nota.

A Proteção Civil referiu que não há danos reportados do sismo, com epicentro no mar, acrescentando que, juntamente com o CIVISA, continua a acompanhar o evoluir da situação.

À população, a Proteção Civil esclarece que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados, aconselhando a manter a calma e a contar com a existência de possíveis réplicas.

Não acender fósforos nem isqueiros e cortar imediatamente o gás, a eletricidade e a água, são outras das recomendações deste serviço, que apela a cuidados com vidros partidos, cabos de eletricidade e objetos metálicos que estejam em contacto com estes.

Em edifícios públicos, a população não deve precipitar-se para as saídas, nem utilizar os elevadores, aconselhando, ainda, o afastamento das praias e zonas ribeirinhas.

Entre outros conselhos, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores refere ainda que as pessoas, estando na rua, devem dirigir-se para um local amplo, protegendo-se de estruturas que eventualmente possam cair.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.