sicnot

Perfil

País

Sismo com magnitude de 4,1 sentido no concelho de Ponta Delgada, Açores

Um sismo com magnitude de 4,1 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, anunciou a Proteção Civil, acrescentando que não foram reportados danos.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi registado às 08:45 locais (mais uma hora em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 48 quilómetros a oeste/noroeste dos Mosteiros, Ponta Delgada.

"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III na Escala de Mercalli Modificada no concelho de Ponta Delgada", adiantou a mesma nota.

A Proteção Civil referiu que não há danos reportados do sismo, com epicentro no mar, acrescentando que, juntamente com o CIVISA, continua a acompanhar o evoluir da situação.

À população, a Proteção Civil esclarece que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados, aconselhando a manter a calma e a contar com a existência de possíveis réplicas.

Não acender fósforos nem isqueiros e cortar imediatamente o gás, a eletricidade e a água, são outras das recomendações deste serviço, que apela a cuidados com vidros partidos, cabos de eletricidade e objetos metálicos que estejam em contacto com estes.

Em edifícios públicos, a população não deve precipitar-se para as saídas, nem utilizar os elevadores, aconselhando, ainda, o afastamento das praias e zonas ribeirinhas.

Entre outros conselhos, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores refere ainda que as pessoas, estando na rua, devem dirigir-se para um local amplo, protegendo-se de estruturas que eventualmente possam cair.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.