sicnot

Perfil

País

Açores sob aviso amarelo devido à chuva

Os grupos ocidental e central dos Açores estão hoje sob 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Pico e Faial) estão sob 'Aviso Amarelo' desde as 00:00 e até às 09:00 de hoje (10:00 em Lisboa) devido à previsão de chuva, que poderá ser pontualmente forte.

O 'Aviso Amarelo' é o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis e aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O instituto prevê para hoje no grupo ocidental dos Açores céu geralmente muito nublado, neblinas ou nevoeiro, períodos de chuva, pontualmente forte na madrugada e vento sudoeste muito fresco a forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

Para o grupo central prevê-se céu geralmente muito nublado, neblinas ou nevoeiro, períodos de chuva, pontualmente forte na madrugada e vento sudoeste moderado, tornando-se muito fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora.

No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, neblinas ou nevoeiro e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora.

Para o continente, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, chuva em geral fraca e pouco frequente, queda de neve acima dos 1400/1600 metros, subindo gradualmente a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela.

Está também previsto vento fraco a moderado predominando do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas até meio da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

Na Madeira, são esperados períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca até ao final da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e pequena subida de temperatura.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 11 e 17 graus Celsius, no Porto entre 10 e 15, em Vila Real e Viseu entre 06 e 11, em Bragança entre 02 e 07, na Guarda entre 03 e 07, em Coimbra entre 09 e 14, em Castelo Branco entre 07 e 11, em Santarém entre 10 e 17, em Évora entre 10 e 15, em Beja entre 11 e 16, em Faro entre 12 e 17, no Funchal entre 17 e 22, em Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores entre 16 e 19 e em Angra do Heroísmo entre 16 e 18.

Lusa

  • Madonna diz que América nunca desceu tão baixo
    2:12

    Mundo

    No mundo artístico, foram várias as vozes que se levantaram contra Trump, entre elas Madonna. A cantora disse esta quinta-feira em Nova Iorque, a propósito do dia da tomada de posse, que nunca a América desceu tão baixo. Já o ator Matthew McConaughey - que está em Londres - garantiu que não ia perder a cerimónia pela televisão.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Videoclipe mostra mulheres a fazer tudo o que é proibido na Arábia Saudita
    1:55

    Mundo

    Um grupo de mulheres canta, dança e faz outras coisas proibidas na Arábia Saudita como forma de protesto. O vídeo é uma crítica social à forma como as mulheres islâmicas são tratadas pelos maridos. Na letra constam frases como "Faz com que os homens desapareçam da terra" e "Eles provocam-nos doenças psicológicas". A ideia partiu de um homem, Majed al-Esa e já conta com 5 milhões de visualizações.

    Patrícia Almeida