sicnot

Perfil

País

Açores sob aviso amarelo devido à chuva

Os grupos ocidental e central dos Açores estão hoje sob 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Pico e Faial) estão sob 'Aviso Amarelo' desde as 00:00 e até às 09:00 de hoje (10:00 em Lisboa) devido à previsão de chuva, que poderá ser pontualmente forte.

O 'Aviso Amarelo' é o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis e aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O instituto prevê para hoje no grupo ocidental dos Açores céu geralmente muito nublado, neblinas ou nevoeiro, períodos de chuva, pontualmente forte na madrugada e vento sudoeste muito fresco a forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

Para o grupo central prevê-se céu geralmente muito nublado, neblinas ou nevoeiro, períodos de chuva, pontualmente forte na madrugada e vento sudoeste moderado, tornando-se muito fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora.

No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, neblinas ou nevoeiro e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora.

Para o continente, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, chuva em geral fraca e pouco frequente, queda de neve acima dos 1400/1600 metros, subindo gradualmente a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela.

Está também previsto vento fraco a moderado predominando do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas até meio da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

Na Madeira, são esperados períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca até ao final da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e pequena subida de temperatura.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 11 e 17 graus Celsius, no Porto entre 10 e 15, em Vila Real e Viseu entre 06 e 11, em Bragança entre 02 e 07, na Guarda entre 03 e 07, em Coimbra entre 09 e 14, em Castelo Branco entre 07 e 11, em Santarém entre 10 e 17, em Évora entre 10 e 15, em Beja entre 11 e 16, em Faro entre 12 e 17, no Funchal entre 17 e 22, em Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores entre 16 e 19 e em Angra do Heroísmo entre 16 e 18.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.