sicnot

Perfil

País

Açores sob aviso amarelo devido à chuva

Os grupos ocidental e central dos Açores estão hoje sob 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Pico e Faial) estão sob 'Aviso Amarelo' desde as 00:00 e até às 09:00 de hoje (10:00 em Lisboa) devido à previsão de chuva, que poderá ser pontualmente forte.

O 'Aviso Amarelo' é o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis e aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O instituto prevê para hoje no grupo ocidental dos Açores céu geralmente muito nublado, neblinas ou nevoeiro, períodos de chuva, pontualmente forte na madrugada e vento sudoeste muito fresco a forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

Para o grupo central prevê-se céu geralmente muito nublado, neblinas ou nevoeiro, períodos de chuva, pontualmente forte na madrugada e vento sudoeste moderado, tornando-se muito fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora.

No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, neblinas ou nevoeiro e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora.

Para o continente, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, chuva em geral fraca e pouco frequente, queda de neve acima dos 1400/1600 metros, subindo gradualmente a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela.

Está também previsto vento fraco a moderado predominando do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas até meio da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

Na Madeira, são esperados períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca até ao final da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e pequena subida de temperatura.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 11 e 17 graus Celsius, no Porto entre 10 e 15, em Vila Real e Viseu entre 06 e 11, em Bragança entre 02 e 07, na Guarda entre 03 e 07, em Coimbra entre 09 e 14, em Castelo Branco entre 07 e 11, em Santarém entre 10 e 17, em Évora entre 10 e 15, em Beja entre 11 e 16, em Faro entre 12 e 17, no Funchal entre 17 e 22, em Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores entre 16 e 19 e em Angra do Heroísmo entre 16 e 18.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.