sicnot

Perfil

País

Movimento contra demolição de casas nas ilhas do Algarve entrega petição na AR

Representantes do movimento SOS Ria Formosa, que se opõe às demolições de casas nas ilhas-barreira do Algarve, entregaram hoje na Assembleia da República, em Lisboa, uma petição para cobrar as promessas eleitorais de que o processo iria parar.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

"Houve promessas eleitorais de que iam ter em consideração e alterar as coisas que estavam mal. Isto foi-nos dito pessoalmente e, portanto, viemos cá para que isso seja cumprido", disse à Lusa José Lezinho, do movimento SOS Ria Formosa.

Os representantes do movimento foram hoje recebidos pelo vice-presidente da AR, José de Matos Correia, a quem entregaram uma petição com 4.300 assinaturas a pedir "a suspensão das demolições" e a realização de um estudo, "porque o Plano de Ordenamento da Ordem Costeira (POOC) foi mal feito e não foi elaborado em conjunto com as associações e as câmaras municipais".

De acordo com José Lezinho, estão em causa cerca de mil casas.

Os moradores têm esperança numa providência cautelar, aceite pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé, que suspendeu as demolições, alegando ser necessário proteger o camaleão, espécie que alegadamente se localiza "predominantemente nas árvores e nos arbustos existentes junto às edificações, plantadas para conferir frescura, sombra e alindamento do exterior dessas edificações".

"As demolições pararam há algum tempo, porque temos um novo Governo. E, neste caso, viemos demonstrar que nós também queremos que seja tomada outra atitude, porque já estamos fartos de acordar a pensar que a casa vai abaixo ou que nos vão dar cabo da vida, ou o que vai ser dos meus filhos ou dos filhos dos nossos amigos e dos nossos velhotes. Já chega", acrescentou.

O processo inicial de renaturalização da ria prevê a demolição de um total de 800 construções nos núcleos urbanos das ilhas-barreira.

Para o SOS Ria Formosa, "não são as casas que provocam a poluição na ria", existindo outros problemas por resolver, como a saída de esgotos ou o assoreamento das barras.

Vários núcleos habitacionais das ilhas da ria, situada entre os concelhos de Tavira e Loulé - como Farol, Culatra ou Hangares - já foram alvo de demolições de habitações ordenadas pelo Ministério do Ambiente no âmbito de um projeto de renaturalização conduzido dentro da reserva natural existente.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17