Movimento contra demolição de casas nas ilhas do Algarve entrega petição na AR
20.01.2016 18h42
Representantes do movimento SOS Ria Formosa, que se opõe às demolições de casas nas ilhas-barreira do Algarve, entregaram hoje na Assembleia da República, em Lisboa, uma petição para cobrar as promessas eleitorais de que o processo iria parar.

(Arquivo)
Lusa
"Houve promessas eleitorais de que iam ter em consideração e alterar as coisas que estavam mal. Isto foi-nos dito pessoalmente e, portanto, viemos cá para que isso seja cumprido", disse à Lusa José Lezinho, do movimento SOS Ria Formosa.
Os representantes do movimento foram hoje recebidos pelo vice-presidente da AR, José de Matos Correia, a quem entregaram uma petição com 4.300 assinaturas a pedir "a suspensão das demolições" e a realização de um estudo, "porque o Plano de Ordenamento da Ordem Costeira (POOC) foi mal feito e não foi elaborado em conjunto com as associações e as câmaras municipais".
De acordo com José Lezinho, estão em causa cerca de mil casas.
Os moradores têm esperança numa providência cautelar, aceite pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé, que suspendeu as demolições, alegando ser necessário proteger o camaleão, espécie que alegadamente se localiza "predominantemente nas árvores e nos arbustos existentes junto às edificações, plantadas para conferir frescura, sombra e alindamento do exterior dessas edificações".
"As demolições pararam há algum tempo, porque temos um novo Governo. E, neste caso, viemos demonstrar que nós também queremos que seja tomada outra atitude, porque já estamos fartos de acordar a pensar que a casa vai abaixo ou que nos vão dar cabo da vida, ou o que vai ser dos meus filhos ou dos filhos dos nossos amigos e dos nossos velhotes. Já chega", acrescentou.
O processo inicial de renaturalização da ria prevê a demolição de um total de 800 construções nos núcleos urbanos das ilhas-barreira.
Para o SOS Ria Formosa, "não são as casas que provocam a poluição na ria", existindo outros problemas por resolver, como a saída de esgotos ou o assoreamento das barras.
Vários núcleos habitacionais das ilhas da ria, situada entre os concelhos de Tavira e Loulé - como Farol, Culatra ou Hangares - já foram alvo de demolições de habitações ordenadas pelo Ministério do Ambiente no âmbito de um projeto de renaturalização conduzido dentro da reserva natural existente.
Lusa
Relacionados
- 4:10
Tribunal obriga Sociedade Polis a recuar nas demolições no Algarve
É uma primeira vitória para os moradores da ilha do Farol, em Faro. O tribunal impediu a sociedade Polis da Ria Formosa de tomar posse administrativa sobre as dezenas de casas que iam ser demolidas. Centenas de populares mantiveram-se em vigília todo o dia.
-
Casas ilegais de primeira habitação na Ria Formosa não serão demolidas
O ministro do Ambiente garantiu hoje que não serão demolidas casas que sejam de primeira habitação, mesmo que estejam em situação ilegal, nas ilhas barreira da Ria Formosa, sem o realojamento prévio das pessoas.
- 1:30
Governo vai recorrer da suspensão de demolições na Ria Formosa
O Governo vai recorrer da decisão da Justiça que suspendeu a demolição de 800 casas na Ria Formosa. O ministro do Ambiente anunciou que a Sociedade Polis Litoral da Ria vai agora para os tribunais. O processo foi para já travado para serem reavaliados estudos ambientais sobre o camaleão que vive nas ilhas barreira.
-
Demolições na Praia de Faro continuam apesar da oposição do presidente de Câmara
As demolições de casas na Ria Formosa vão continuar nas próximas semanas contra a posição do presidente da Câmara de Faro, que propôs a suspensão da medida enquanto não estiver formado um novo Governo.
Na Homepage
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
- 1:20
"O ministro não escondeu nem tapou"
Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.
24.04.2018 às 23h51
-
Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer
O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.
24.04.2018 às 19h07
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
-
A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas
Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.
24.04.2018 às 21h48
-
Oxlade-Chamberlain terá sofrido lesão "muito grave"
O médio inglês Alex Oxlade-Chamberlain terá sofrido uma lesão "muito grave" na vitória do Liverpool sobre a Roma (5-2), na Liga dos Campeões de futebol, disse o treinador dos 'reds', Jurgen Klopp. "É provavelmente uma lesão muito grave. Essas são as más notícias para nós. O plantel não se torna maior neste momento, pelo que vamos de ter de ser criativo nos próximos encontros", afirmou o alemão.
- 15:09
- 6:24
-
Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa
A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
24.04.2018 às 23h10
-
Macron e Trump defendem novo acordo sobre programa nuclear do Irão
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, defenderam um novo acordo para travar as ambições nucleares do Irão, pouco depois de Trump ter considerado o atual texto sobre o programa iraniano "um desastre".
24.04.2018 às 19h28
-
O recado de Donald Trump à Coreia do Norte
O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.
24.04.2018 às 19h54
- 1:17
-
Já conhece os músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan?
A família real britânica anunciou esta terça-feira os nomes dos músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan Markle, a 19 de maio, na capela de Saint George, no Castelo de Windsor, Reino Unido.
24.04.2018 às 18h36