sicnot

Perfil

País

Presidente da associação SOL morre aos 69 anos

A presidente e fundadora da associação SOL, Teresa Almeida, morreu esta quarta-feira, aos 69 anos, na sua casa em Lisboa, vítima de cancro, adiantou à Lusa a direção da associação de apoio a crianças infetadas com o vírus da sida.

Em 2003 a SOL conquistou, enquanto organização não-governamental o estatuto especial consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas. (Arquivo)

Em 2003 a SOL conquistou, enquanto organização não-governamental o estatuto especial consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas. (Arquivo)

SIC

Pedro Bogarim, amigo de Teresa Almeida e membro da direção da SOL, recorda a presidente e fundadora da instituição como "uma benemérita" que dedicou a vida à "associação pioneira" que criou, a 17 de dezembro de 1993, "quando a discriminação em Portugal em relação à doença era muito forte".

O trabalho desenvolvido pela SOL junto das crianças passa pela "elaboração e desenvolvimento de projetos de vida para as crianças infetadas e afetadas pelo vírus da sida", fornecendo acompanhamento psicológico e social, promovendo a integração escolar e ajudando no acompanhamento hospitalar.

A associação acompanha também mães, pais e grávidas infetados pelo vírus HIV/sida, e promove ações de sensibilização e informação à população sobre a doença.

O trabalho desenvolvido pela associação SOL sob a liderança de Teresa Almeida foi distinguido pela UNESCO, no ano 2000, e, no ano seguinte, com o Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República.

Em 2003 a SOL conquistou enquanto organização não-governamental o estatuto especial consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

Antes de fundar e se dedicar à associação SOL, Teresa Almeida exerceu a sua atividade profissional na área da psicologia infantil.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim