sicnot

Perfil

País

Governo garante presença de portugueses no novo Centro Europeu de Luta Contra o Terrorismo

A ministra da Administração Interna informou esta segunda-feira que Portugal vai ter oficiais de ligação no novo Centro Europeu de Luta Contra o Terrorismo (ECTC), no âmbito da Europol, apresentado oficialmente em Amesterdão (Holanda).

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

SIC

Em declarações à agência Lusa, no final do primeiro dia da reunião informal de ministros do Interior e da Justiça da União Europeia (UE), Constança Urbano de Sousa, assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades".

Na cidade holandesa de Amesterdão, a ministra informou que o ECTC vai ser "fundamental para reforçar a partilha de informações entre os Estados membros, no que diz respeito a dados sobre combatentes estrangeiros".

Integrado na sede da Europol em Haia, o ECTC tem cerca de 40 analistas, mas os recursos deverão ser reforçados dentro de um mês, no âmbito do esforço dos países da UE em aumentar a troca de informações depois dos ataques de 13 de novembro, que mataram 130 pessoas em Paris.

O ECTC deverá concentrar o seu trabalho nos 5.000 cidadãos europeus que se radicalizaram, ao participar no conflito da Síria e do Iraque, "muitos dos quais regressaram e tornaram-se num, grave risco para a segurança", afirmou hoje o diretor da Europol, Rob Wainwright.

O dia de hoje dos ministros da UE foi dedicado ao contraterrorismo, cibersegurança e migrações.

Portugal está representado pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e da Justiça, Francisca Van Dunem.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22