sicnot

Perfil

País

Governo garante presença de portugueses no novo Centro Europeu de Luta Contra o Terrorismo

A ministra da Administração Interna informou esta segunda-feira que Portugal vai ter oficiais de ligação no novo Centro Europeu de Luta Contra o Terrorismo (ECTC), no âmbito da Europol, apresentado oficialmente em Amesterdão (Holanda).

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

SIC

Em declarações à agência Lusa, no final do primeiro dia da reunião informal de ministros do Interior e da Justiça da União Europeia (UE), Constança Urbano de Sousa, assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades".

Na cidade holandesa de Amesterdão, a ministra informou que o ECTC vai ser "fundamental para reforçar a partilha de informações entre os Estados membros, no que diz respeito a dados sobre combatentes estrangeiros".

Integrado na sede da Europol em Haia, o ECTC tem cerca de 40 analistas, mas os recursos deverão ser reforçados dentro de um mês, no âmbito do esforço dos países da UE em aumentar a troca de informações depois dos ataques de 13 de novembro, que mataram 130 pessoas em Paris.

O ECTC deverá concentrar o seu trabalho nos 5.000 cidadãos europeus que se radicalizaram, ao participar no conflito da Síria e do Iraque, "muitos dos quais regressaram e tornaram-se num, grave risco para a segurança", afirmou hoje o diretor da Europol, Rob Wainwright.

O dia de hoje dos ministros da UE foi dedicado ao contraterrorismo, cibersegurança e migrações.

Portugal está representado pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e da Justiça, Francisca Van Dunem.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47