sicnot

Perfil

País

Governo garante presença de portugueses no novo Centro Europeu de Luta Contra o Terrorismo

A ministra da Administração Interna informou esta segunda-feira que Portugal vai ter oficiais de ligação no novo Centro Europeu de Luta Contra o Terrorismo (ECTC), no âmbito da Europol, apresentado oficialmente em Amesterdão (Holanda).

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

SIC

Em declarações à agência Lusa, no final do primeiro dia da reunião informal de ministros do Interior e da Justiça da União Europeia (UE), Constança Urbano de Sousa, assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades".

Na cidade holandesa de Amesterdão, a ministra informou que o ECTC vai ser "fundamental para reforçar a partilha de informações entre os Estados membros, no que diz respeito a dados sobre combatentes estrangeiros".

Integrado na sede da Europol em Haia, o ECTC tem cerca de 40 analistas, mas os recursos deverão ser reforçados dentro de um mês, no âmbito do esforço dos países da UE em aumentar a troca de informações depois dos ataques de 13 de novembro, que mataram 130 pessoas em Paris.

O ECTC deverá concentrar o seu trabalho nos 5.000 cidadãos europeus que se radicalizaram, ao participar no conflito da Síria e do Iraque, "muitos dos quais regressaram e tornaram-se num, grave risco para a segurança", afirmou hoje o diretor da Europol, Rob Wainwright.

O dia de hoje dos ministros da UE foi dedicado ao contraterrorismo, cibersegurança e migrações.

Portugal está representado pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e da Justiça, Francisca Van Dunem.

Lusa

  • Confrontos entre adeptos do Benfica e do SC Braga
    5:33

    Desporto

    Os adeptos do Benfica e do Sporting de Braga envolveram-se em confrontos num parque de estacionamento nas imediações do Estádio do Braga. O tumulto ocorreu por volta das 17:30 da tarde. O repórter da SIC Miguel Mota esteve no local onde contou o que aconteceu.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.