sicnot

Perfil

País

Governo garante presença de portugueses no novo Centro Europeu de Luta Contra o Terrorismo

A ministra da Administração Interna informou esta segunda-feira que Portugal vai ter oficiais de ligação no novo Centro Europeu de Luta Contra o Terrorismo (ECTC), no âmbito da Europol, apresentado oficialmente em Amesterdão (Holanda).

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

SIC

Em declarações à agência Lusa, no final do primeiro dia da reunião informal de ministros do Interior e da Justiça da União Europeia (UE), Constança Urbano de Sousa, assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades".

Na cidade holandesa de Amesterdão, a ministra informou que o ECTC vai ser "fundamental para reforçar a partilha de informações entre os Estados membros, no que diz respeito a dados sobre combatentes estrangeiros".

Integrado na sede da Europol em Haia, o ECTC tem cerca de 40 analistas, mas os recursos deverão ser reforçados dentro de um mês, no âmbito do esforço dos países da UE em aumentar a troca de informações depois dos ataques de 13 de novembro, que mataram 130 pessoas em Paris.

O ECTC deverá concentrar o seu trabalho nos 5.000 cidadãos europeus que se radicalizaram, ao participar no conflito da Síria e do Iraque, "muitos dos quais regressaram e tornaram-se num, grave risco para a segurança", afirmou hoje o diretor da Europol, Rob Wainwright.

O dia de hoje dos ministros da UE foi dedicado ao contraterrorismo, cibersegurança e migrações.

Portugal está representado pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e da Justiça, Francisca Van Dunem.

Lusa

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52